
Zona da Mata tem a maior redução de homicídios e roubos violentos do Estado
Retração de 22,7% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs) e nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), ocorridos na região da Zona da Mata pernambucana, no mês de agosto, superou a redução geral das mortes violentas (-5,8%) e das ocorrências de roubos violentos (-14,9), registradas no Estado. No acumulado 2025 em comparação com o mesmo período de 2024, a Zona da Mata teve 8,8% menos casos de homicídios e 17,4% de redução dos CVPs
Dentre as ações do Juntos pela Segurança, além da queda expressiva dos homicídios e dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), a região também se destacou pela retração dos registros de Violência Contra Mulher (VCM), com 4,3% menos casos, no comparativo do acumulado de janeiro a agosto de 2025/2024. “Esse resultado é fruto de um trabalho integrado e planejado, monitorado pelo Programa Juntos pela Segurança, que tem proporcionado investimentos em inteligência, em equipamentos, em capacitações e em efetivos. Um conjunto de ações que vem proporcionando e conquistando mais do que números, vem beneficiando o cidadão que merece toda a nossa atenção”, considerou o delegado Bruno Vital, diretor Integrado do Interior I da Polícia Civil de Pernambuco (Dinter I/PCPE). Para o diretor, a queda dos indicadores da criminalidade gera positividade, tanto para os profissionais da segurança pública que estão na luta diária, quanto para toda a sociedade.
A Polícia Militar de Pernambuco, através de suas unidades operacionais da Dinter I, localizadas na Zona da Mata do Estado,desempenha um papel importante e também vem contribuindo para a obtenção desses resultados positivos. “O forte trabalho de combate à criminalidade tem mostrado resultados consistentes no mês de agosto e ao longo do ano. Como a redução dos índices dos crimes contra a vida e violência contra mulher, e também com a redução dos crimes patrimoniais, entre eles os roubos de veículos, roubos de cargas e subtração de celulares”, destacou o coronel Adriel Serafim, Diretor Integrado do Interior I da a Polícia Militar de Pernambuco (Dinter I/PMPE).
RANKING – No acumulado do ano de 2025, os crimes violentos contra o patrimônio que mais reduziram foram: Roubo de veículos, com -8% de casos registrados; Roubo de cargas, com -5,1% e celulares subtraídos, que diminuíram 15,2%.
PERNAMBUCO – O estado completou 16 meses consecutivos de queda nos homicídios e alcançou o melhor agosto da série histórica nos crimes patrimoniais. De acordo com dados preliminares da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social (SDS), no mês passado, as Mortes Violentas Intencionais (MVIs) diminuíram 6,5% no Estado, com 258 registros — 18 vítimas a menos do que no mesmo período de 2024, quando houve 276 ocorrências. No acumulado do ano, entre janeiro e agosto, a redução é de 11,1%, com 2.123 casos em 2025 contra 2.389 em 2024.


Deixe uma resposta