
Tecnologia na melhor idade: letramento digital transforma rotina de idosos no interior de Pernambuco
Tecnologia na melhor idade: letramento digital transforma rotina de idosos no interior de Pernambuco
Toda terça-feira, às 8h, a aposentada Josefa Almeida Cabral, de 69 anos, tem um compromisso especial: ir à Associação Conexão Social (ACS), para participar do projeto ‘VamoSimbora’, que oferece um curso de letramento digital e educação financeira. A instituição, localizada em Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte, é uma organização social referência em cursos de qualificação para jovens e pessoas idosas. “É gratificante fazer parte desse curso porque, passei a ter independência digital e consigo fazer coisas simples sem a ajuda dos meus netos, como fazer chamadas de vídeo, ler bula de remédios e pesquisar receitas”, destaca dona Josefa.
A Conexão Social oferece diversas oportunidades para pessoas idosas. Na educação financeira, eles aprendem sobre proteção de dados, planejamento financeiro, controle de gastos e formação de reserva de emergência. Também são instruídos a realizar PIX de forma segura e identificar instituições e plataformas financeiras confiáveis. Com entusiasmo, a aposentada ainda acrescenta: “A gente percebe que nunca é tarde para aprender. Hoje me sinto mais confiante e até ajudo minhas amigas do grupo quando elas têm dúvidas”.
Já nas aulas de letramento digital, aprendem a utilizar a inteligência artificial para lembrar a hora de tomar remédios, ouvir música e acessar receitas. “Também se preparam para identificar notícias falsas, gerenciar senhas, proteger dados e realizar compras on-line de forma segura”, explica o coordenador Paulo Santana. A instituição também oferece aulas de hidroginástica e danças culturais.
Atualmente o projeto atende cerca de 50 idosos. “O projeto ‘VamoSimbora?’ tem o objetivo central de contribuir com a autonomia e a participação da pessoa idosa e de suas famílias na sociedade, promovendo a inclusão digital, a valorização social e a corresponsabilidade na Política Municipal da Pessoa Idosa”, explica o coordenador.
“Esse contato com a tecnologia anuncia uma quebra de paradigma e desfaz a ideia de que os idosos, sobretudo do interior, não aprendem ou não têm acesso. Nosso projeto contribui para melhorar a autônimo e resgatar a autoestima dessas pessoas”, complementa Paulo.

ACS – A Associação Conexão Social é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que foi fundada em maio de 2005 no município de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A organização possui o objetivo principal de mobilizar a população em busca da garantia dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social, utilizando a educação como ferramenta para a transformação social, com projetos voltados a crianças, adolescentes, jovens, mulheres e pessoas idosas.
Fotos: Matheus Ferreira
Deixe uma resposta