Destaques Sustentabilidade, empregabilidade e gamificação são os temas em alta no segundo dia do 21° Congresso Internacional de Inovação na Educação

Sustentabilidade, empregabilidade e gamificação são os temas em alta no segundo dia do 21° Congresso Internacional de Inovação na Educação


Promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, o evento reúne especialistas para discutir os novos rumos da educação em um formato híbrido

O segundo dia (02/10) do 21° Congresso Internacional de Inovação na Educação será marcado por discussões que conectam o presente e o futuro da educação, com foco em temas como sustentabilidade, empregabilidade e gamificação. O evento, promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, acontece entre os dias 1 e 3 de outubro e tem como objetivo fomentar reflexões e práticas inovadoras no ensino. Com uma programação híbrida, realizada presencialmente no Recife Expo Center, no Bairro do Recife, e também transmitida online, o congresso amplia o alcance do debate para educadores, estudantes e profissionais de todas as regiões do país.

No auditório principal, a programação tem início às 9h com a palestra “Gamificação e Metodologias Ativas: Como conectar tendências e práticas que engajam de verdade”, conduzida pela professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e referência em inovação pedagógica, Auxiliadora Padilha. Na sequência, às 10h, é a vez do cientista da computação pioneiro no desenvolvimento de apps e jogos no Brasil, Rafael Araújo, assumir o palco para discutir o tema “Inteligência Educacional”, trazendo à tona os desafios e caminhos para os educadores diante das transformações provocadas pela IA.

Às 11h, entra em cena Márcio Marietti, especialista em tecnologia da informação e gestão de projetos, para falar sobre inovação que gera empregabilidade, provocando reflexões sobre como a educação profissional pode antecipar tendências de mercado. Após o intervalo, às 13h, a pauta muda de tom, mas não de importância: Thomas Kiss, designer de negócios sustentáveis, conduz a palestra “Conectando redes para o cuidado com o planeta”, propondo formas de pensar um futuro mais resiliente e verde.

Em seguida, às 14h, quem sobe ao palco é Renato Rodrigues, especialista em Inteligência Artificial aplicada à estratégia de negócios, trazendo insights sobre a construção de culturas de engajamento para a educação digital. Já às 15h, André Aguiar, fundador e CEO da Inspira Rede de Educadores, traz à tona o debate sobre “Modelos Híbridos de Educação: Lições Aprendidas, Boas Práticas e Desafios para a Sustentabilidade”.

Para encerrar o dia, às 16h, Raniery Pimenta, especialista em Administração com ênfase em Gestão do Conhecimento, apresenta uma palestra sobre a parceria entre Escola e Empresa, destacando como o diálogo entre os mundos acadêmico e corporativo pode gerar soluções de criatividade e empreendedorismo.

Oficinas, rodas de conversa e lançamentos de livros

O congresso também contará com mais de 10 espaços interativos que irão promover uma experiência imersiva, como o Espaço Narrativas e Storytelling na Educação, Conexões Literárias, Neurociência e Aprendizagem e Data Science na Educação. Alguns dos destaques desses espaços são: o lançamento do livro “Miró da Muribeca – Estou quase pronto”, por Wellington Melo; atividades de experiência sensorial com realidade virtual; a roda de conversa com o tema “Deu branco no pitch: e agora?”; e oficinas sobre UX Design e Design Thinking. A programação completa pode ser consultada no endereço www.pe.senac.br/congresso/programacao.html.

Programação intensa

Reconhecido por fomentar debates sobre os rumos da educação, o Congresso reunirá de 1 a 3 de outubro profissionais do Brasil e do exterior em uma programação intensa, voltada à troca de experiências, formação e inovação no setor educacional. Serão mais de 15 palestras, além de oficinas, workshops, bate-papos e videocasts ao vivo. Haverá ainda a entrega dos prêmios Lucilo Ávila, que reconhece experiências pedagógicas bem sucedidas em Pernambuco, e Josias Albuquerque, que homenageia nomes que contribuem para a educação no Estado. A Faculdade Senac PE dará uma bolsa de pós-graduação lato sensu ao professor(a) vencedor(a) do Lucilo Ávila.

Carlos Peruca 25 set 2025 - 9:31m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
Prefeitura de Tracunhaém
CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025
São Lourenço – Setembro

Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – Setembro
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025