Destaques Setembro Dourado do GAC-PE faz alerta para importância da doação de medula óssea

Setembro Dourado do GAC-PE faz alerta para importância da doação de medula óssea


Neste Dia Nacional do Doador de Medula Óssea, celebrado neste sábado (20), o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) destaca a campanha Setembro Dourado 2025, reforçando a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, e de que um transplante de medula óssea é, muitas vezes, a única chance para a cura da leucemia.

É o caso do adolescente recifense Kauan Xavier, de 16 anos, está em busca de um doador de medula óssea. Diagnosticado com leucemia linfoide aguda há dois anos, o jovem, morador do bairro do Arruda, no Recife, é acompanhado pelo GAC-PE. Esta semana, a família recebeu o resultado que confirma: não há parentes compatíveis para o transplante.

O pai do adolescente, Daniel Xavier, faz um alerta importante: “Há pessoas que já estão cadastradas no Hemope e podem ser compatíveis, mas os dados estão desatualizados. Quando o hemocentro tenta contato, o telefone não existe mais ou o endereço está errado. É importante que as pessoas atualizem seu cadastro”, registra.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em agosto havia 53 pacientes no estado na fila por um doador compatível. O número de doadores cadastrados no Hemope cresceu de 3.205 em 2023 para 3.297 em 2024.

“Faça o cadastro de doador de medula óssea. Assim você vai me ajudar, se for compatível comigo, ou ajudando outras pessoas que também aguardam”, pede Kauan. Os primeiros sintomas surgiram em setembro de 2023, quando Kauan começou a apresentar fortes dores abdominais e vômitos. Após quatro idas a hospitais da Região Metropolitana, foi diagnosticado inicialmente com pedras na vesícula e submetido a uma cirurgia no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Mesmo após o procedimento, os sintomas persistiram. Foi então que uma oncologista pediátrica solicitou novos exames e chegou ao diagnóstico definitivo: leucemia linfoide aguda (LLA).

Para a oncologista pediátrica do CEONHPE, Adriana Morais, é fundamental identificar o quanto antes um doador compatível para dar continuidade ao tratamento. “No caso do Kauan, trata-se de um câncer linfoide, pois a célula que começou a se multiplicar de forma desordenada tem origem nos linfócitos. Por isso, a nossa preocupação em acelerar o processo de busca por um doador”, esclarece a médica.

Para a gerente de desenvolvimento do GAC-PE, Carolina Barbosa, unir a campanha do Setembro Dourado ao Dia Nacional do Doador de Medula Óssea é oportunidade de conscientização. “Queremos aproveitar o Dia Nacional do Doador de Medula Óssea para sensibilizar a população pernambucana sobre a importância da doação. Cada novo cadastro pode salvar uma vida. Nosso compromisso é oferecer acolhimento e apoio às crianças e adolescentes durante todo o tratamento oncológico”, completa.

O que é leucemia? O transplante é sempre necessário?

A leucemia é um câncer que afeta a produção de células sanguíneas na medula óssea. Segundo a hematologista Terezinha, do CEONHPE/HUOC, no caso de Kauan trata-se de uma leucemia linfoide aguda, caracterizada pela multiplicação desordenada dos linfócitos. Nem todos os casos necessitam de transplante de medula, mas, para Kauan, esta é a principal alternativa de tratamento.

Como doar

Para saber se é compatível, o voluntário precisa fazer o cadastro no Hemope e realizar um exame de sangue simples.
Não é necessário jejum ou preparo especial, apenas estar em boas condições de saúde e sem sintomas de doenças virais.
Mais informações: (81) 3182-4600 ou pelo site do Hemope.

O que é a medula óssea e como é feita a coleta?

A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso localizado no interior dos ossos, responsável pela produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), existem duas formas de coleta:
• Punção na região do quadril: procedimento cirúrgico com anestesia, dura cerca de 90 minutos e requer internação de um dia.
• Aférese: coleta de células diretamente do sangue, de forma menos invasiva.

Foto: Divulgação/GAC-PE

Carlos Peruca 18 set 2025 - 9:52m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – Setembro
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025

CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025
São Lourenço – Setembro
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
Prefeitura de Tracunhaém