Destaques SEAP inaugura duas oficinas de costura em Limoeiro e amplia para 22 o número de fábricas no sistema prisional do Estado

SEAP inaugura duas oficinas de costura em Limoeiro e amplia para 22 o número de fábricas no sistema prisional do Estado


Somente entre 2024 e 2025, dez novas unidades foram implantadas na Região Metropolitana e no Interior, ampliando as oportunidades de trabalho para pessoas em privação de liberdade

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) inaugurou, nesta quinta-feira (25), duas oficinas de costura na Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra (PDEPG), em Limoeiro, no Agreste Setentrional. Com a entrega, o sistema prisional de Pernambuco passa a contar com 22 fábricas em funcionamento, sendo dez criadas apenas nos últimos dois anos.

A iniciativa integra o Plano Juntos pela Segurança, do Governo do Estado, que tem como objetivo a redução da violência por meio de estratégias como a reestruturação do sistema prisional e ações voltadas à reinserção social dos apenados. A ação também faz parte do programa Novos Passos/SEAP, que fomenta boas práticas de ressocialização por meio de atividades de trabalho, educação, saúde e acompanhamento psicossocial.

A solenidade contou com a presença do secretário da SEAP, Paulo Paes, do gerente da unidade, Paulo Uchôa, e dos gestores Augusto Sales (gerente-geral de Ressocialização) e Alexandre Felipe (superintendente de Trabalho), ambos da secretaria. Policiais penais da PDEPG e representante da Secretaria de Planejamento e Gestão Governamental (Seplag) também estiveram presentes no evento.

Na ocasião, o secretário Paulo Paes destacou o compromisso do governo estadual com a ressocialização. “Desde o início da gestão, temos priorizado os pilares da reintegração social: trabalho, educação e profissionalização. Só entre 2024 e 2025 instalamos dez fábricas e a previsão é inaugurar mais seis unidades até 2026. Esses espaços representam mais do que produção, significam renda, qualificação, redução de pena e, principalmente, oportunidade e segurança para um novo começo”, afirmou Paes.

As duas novas oficinas – que já estão em funcionamento – empregam 35 custodiados. Uma delas, gerida pela própria SEAP, é responsável pela produção de fardamentos para os internos do sistema penitenciário. A outra, fruto de convênio, confecciona calças jeans. No total, são 32 máquinas de costura em operação. Os trabalhadores participam das etapas de corte e costura e recebem benefícios como a remição de pena — um dia a menos a cada três trabalhados — e remuneração, conforme previsto na Lei de Execução Penal.

“Estamos preparando o reeducando para que quando sair do sistema prisional, saia com uma profissão, com uma expectativa de vida melhor. Quer queiramos ou não, todos vão sair daqui [penitenciária] um dia”, afirmou o gerente da PDEPG, Paulo Uchôa.

As dez áreas de produção inauguradas em 2024 e 2025 funcionam nas seguintes unidades prisionais: Tacaimbó (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), Canhotinho (2), Caruaru (1), Recife (1), Buíque (1), Vitória de Santo Antão (1) e Limoeiro (2).

“É maravilhoso, uma oportunidade muito boa que deram, minha família está me vendo de outra forma. Está sendo melhor que antes, se eu sair daqui hoje, tenho trabalhona rua”, destacou o interno L.M.F, 23 anos, que aprendeu a costurar na PDEPG.

Fotos: Franci Almeida/SEAP

Carlos Peruca 26 set 2025 - 8:42m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
São Lourenço – Setembro
CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025
Prefeitura de Tracunhaém

Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025
Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – Setembro