
Rede de Bibliotecas pela Paz/Compaz lança “Contos para Iluminar” com Sarau e Varal da Paz no Parque 13 de Maio
A Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz do Recife (Secpaz), por meio da Rede de Bibliotecas, realiza nesta sexta-feira (26), das 14h às 15h30, no Ponto de Leitura do Parque 13 de Maio _Espaço Brincar_, o Sarau e Varal da Paz, evento que marca o lançamento da ação “Contos para Iluminar”.
A atividade integra a programação especial da Semana da Cultura de Paz, realizada no Recife de 22 a 26 de setembro, em alusão ao Dia Municipal da Cultura de Paz (21 de setembro).
Uma semana dedicada à paz
Desde o dia 24, bibliotecas da Rede promovem exposições e atividades temáticas, envolvendo públicos de todas as idades. Oficinas de artesanato para idosos, meditação guiada, debates sobre cultura de paz, sessões de cinema, atividades lúdicas para crianças e reflexões coletivas integram a programação.
O encerramento da semana (dia 26) contará com três momentos principais:
* 14h – Apresentação de um conto especial pela contadora de histórias Monalize Ribeiro.
* 14h30 – Sarau e Varal da Paz, com leitura de poemas e frases pelo público, que serão expostos em um varal.
* 15h – Apresentação da produção artística das idosas participantes da oficina Faça Você Mesmo, da Biblioteca Afrânio Godoy (Compaz Eduardo Campos).
Lançamento de “Contos para Iluminar”
A partir desta sexta-feira (26), a Rede de Bibliotecas pela Paz inicia o projeto “Contos para Iluminar”, que acontecerá mensalmente nas unidades. A proposta busca estimular a leitura, a reflexão e a convivência em torno da cultura de paz.
O secretário de Cidadania e Cultura de Paz, Túlio Arruda, ressalta a importância da iniciativa:
“O lançamento de ‘Contos para Iluminar’ transforma nossas bibliotecas em espaços vivos de diálogo, inclusão e valorização da paz. Queremos que cada encontro seja uma oportunidade para fortalecer vínculos, despertar a sensibilidade e inspirar a construção de uma cidade mais justa e solidária”, afirmou.
Acesso gratuito
O evento é aberto ao público e contará com a participação de turmas de escolas públicas do entorno do Parque 13 de Maio. Todas as atividades são gratuitas e voltadas para pessoas de diferentes idades.

Com essa ação, a Secpaz consolida seu papel como agente articulador de políticas públicas que promovem cidadania ativa, justiça social e cultura de paz no Recife.
Deixe uma resposta