
Plantio de mudas, educação ambiental e apoio aos catadores são as ações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente na edição do Pernambuco Meu País em Caruaru
Atividades de plantio e educação ambiental serão realizadas com estudantes de duas escolas do município, enquanto o apoio aos profissionais da reciclagem terá um local físico para acolhimento
Fotos: Tiago Ferreira/Semas-PE
Na última parada do Festival Pernambuco Meu País de 2025, em Caruaru, no Agreste, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco vai promover um plantio de mudas nativas com estudantes do município, educação ambiental e o apoio à ação dos catadores durante as atrações do evento. As atividades estão previstas para os dias 5 e 6 de setembro.
Às 13h30 da sexta, a gerência de Educação Ambiental vai realizar a palestra “Separar para Transformar: Educação Ambiental e Gestão de Resíduos”, que orientará os estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Nelson Barbalho na destinação correta dos resíduos sólidos. Ludicamente, os alunos vão entender como descartar os materiais gerados no cotidiano nas lixeiras corretas, divididas em ‘reciclável’, ‘rejeito’ e ‘orgânico’.
Já às 15h, cerca de 100 alunos da Escola em Tempo Integral (ETI) Professor Altair Nunes Porto Filho vão participar de mais uma ação do Movimento Plantar Juntos, na qual 25 mudas de espécies nativas serão plantadas no Parque Janelas para Rio, importante equipamento de preservação ambiental e convivência social do município.
Durante a ação de plantio, os estudantes também vão poder participar do jogo ‘Uma Viagem pelos Biomas de Pernambuco’, um imenso tabuleiro que, usando os próprios jogadores como pinos, proporciona um aprendizado divertido aos participantes ao promover uma partida de perguntas e respostas sobre a biodiversidade, fauna, flora e os biomas pernambucanos. A equipe de Educação Ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) também vai comandar o jogo ‘Teia da Vida’, que, pedagogicamente, ajuda a entender a conexão entre os seres humanos e os elementos da natureza.
Durante as atrações previstas pelo festival na sexta e no sábado, a Secretaria vai prestar um apoio aos agentes ambientais. Em articulação direta com a Prefeitura, esses profissionais receberão um kit de equipamento de proteção individual (EPI) e poderão contar com um local físico de apoio, situado próximo ao palco do evento, com cadastramento, hidratação, alimentação e depósito do material recolhido.
“O Governo de Pernambuco se mostra presente, mais uma vez, neste festival que tem sido um sucesso na sustentabilidade e sensibilização, fruto da priorização da pauta ambiental pela governadora Raquel Lyra. Estamos promovendo a educação ambiental de forma lúdica e apoiando os profissionais da reciclagem que desempenham um papel importante na coleta dos resíduos gerados”, enfatizou o secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Daniel Coelho.

Deixe uma resposta