Destaques Pernambuco investe em tecnologia e já colhe resultados na segurança pública com novos equipamentos periciais

Pernambuco investe em tecnologia e já colhe resultados na segurança pública com novos equipamentos periciais


O Governo de Pernambuco segue avançando na modernização da segurança pública com a aquisição de novos equipamentos que reforçam o trabalho das forças policiais e periciais. Um exemplo recente é a utilização do dispositivo móvel Multiespectral CSI Pro2 pelos peritos papiloscopistas que atuam no Departamento de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DEPATRI), em uma ocorrência que resultou na prisão em flagrante de dois suspeitos por roubo, clonagem e adulteração de veículos. Durante a ação, o aparelho foi empregado na perícia papiloscópica para analisar os automóveis apreendidos, permitindo a identificação dos possíveis autores do crime por meio das impressões digitais, fortalecendo, assim, as provas contra os envolvidos.

A entrega de dez equipamentos CSI Pro2, realizada em julho pela governadora Raquel Lyra, teve investimento de R$ 1,09 milhão. Com tecnologia de ponta, os aparelhos multiespectrais detectam e capturam impressões digitais, manchas de sangue ou sêmen, por meio de macro e microimagem. O sistema permite o uso de diferentes fontes de luzes – do ultravioleta ao infravermelho – que revelam vestígios em variados tipos de superfícies. Além disso, contam com softwares especializados para edição, arquivamento, análise e transferência de dados, ampliando a agilidade e a precisão nas perícias.

“As equipes da capital já contavam com alguns dispositivos modernos que auxiliam no exame pericial papiloscópico. Entretanto, a chegada desse equipamento completa o arsenal de ferramentas forenses da mais alta tecnologia. Além do que nos pólos do interior do Estado o acesso a equipamentos como esse eram mais limitados. Existem máquinas fotográficas, mas não com a potência e com a entrega que esse dispositivo possui. Agora, essas unidades também estarão equipadas com tecnologia de ponta. Isso é um ganho muito grande para Pernambuco. O CSI Pro2 possibilita aos peritos papiloscopistas maior eficiência na coleta e no cruzamento de informações em banco de dados”, pontuou a perita papiloscopista Rafaella Cunha.

Essa tecnologia está em operação em todo o Estado: três equipamentos foram destinados ao Recife – um no Instituto de Identificação Tavares Buril, outro no DEPATRI e o terceiro no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os demais foram distribuídos para equipes do interior, nas cidades de Gravatá, Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata e Palmares. Também serão entregues nas cidades de Petrolina e Salgueiro, garantindo cobertura do Litoral ao Sertão.

Por Welverton Macena/SDS

Carlos Peruca 25 set 2025 - 9:38m

0 Comentários

Deixe uma resposta


CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025
Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – Setembro
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025

CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – Setembro