
“Ouvir e Agir”: Ouvidoria-Geral do Estado mobiliza comunidade com mais de 900 atendimentos
Mutirão de cidadania, no Alto José Bonifácio, reuniu atendimentos em saúde, emissão de documentos, orientação jurídica e serviços sociais
IMG_8963.JPG
A Escola Estadual Caio Pereira, no Alto José Bonifácio, ficou movimentada no último sábado (30/08) com a realização da primeira edição da ação “Ouvir e Agir: A Ouvidoria de mãos dadas com a população”, promovida pela Ouvidoria-Geral do Estado de Pernambuco (OGE), vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). O mutirão reuniu grande número de moradores da comunidade, que aproveitaram a oportunidade para resolver demandas e ter acesso a serviços públicos de forma gratuita, rápida e acessível.
Realizada em parceria com as ouvidorias do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a ação contou ainda com a presença de mais de 20 instituições parceiras, oferecendo serviços como emissão de documentos, atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica e encaminhamento para o mercado de trabalho.
Segundo Erika Lacet, secretária da Secretaria da Controladoria Geral do Estado, o “Ouvir e Agir: a Ouvidoria, de mãos dadas com a população” transforma demandas em mudanças reais, fortalecendo a confiança pública e a qualidade dos serviços públicos, aproximando a gestão pública da comunidade”.
De acordo com o atual balanço da organização, ainda em construção, foram até o momento registrados mais de 900 atendimentos em diferentes áreas. Entre os destaques:
Ministério Público de Pernambuco (MPPE): 150 atendimentos de orientação e esclarecimentos, além de 10 registros de denúncias.
Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE): 23 demandas relacionadas a conciliação, divórcio e informações processuais.
Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE): 38 serviços eleitorais, incluindo 2 segundas vias de títulos e 14 atendimentos de esclarecimento de dúvidas.
Defensoria Pública: 23 atendimentos jurídicos sobre divórcio, alimentos, reconhecimento de paternidade e conciliação.
Saúde e bem-estar (UNINASSAU): 10 atendimentos de psicologia, 10 de odontologia, 22 aferições de pressão e 18 testes de glicemia.
Programa de Cidadania pela Defensoria Pública: 33 atendimentos.
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH): 45 atendimentos via Centro de Enfrentamento à LGBTfobia, 11 de informação e encaminhamento, além de ações voltadas à prevenção da violência contra idosos (2 casos).
Balcão de Direitos: 111 certidões emitidas.
Secretaria de Defesa Social (SDS): 126 carteiras de identidade emitidas.
Vacinação animal (SEMAS): 53 aplicações.
A diretora da Ouvidoria-Geral do Estado, Glauce Santana, destacou o impacto positivo da ação: “O objetivo da ação foi aproximar o cidadão das instituições públicas, através da Ouvidoria Geral do Estado, Ouvidoria do Ministério Público e Ouvidoria do Tribunal de Justiça. Percebemos que este objetivo foi alcançado com êxito, pelo retorno imediato da comunidade com elogios à ação. Sabemos que quando o poder público se coloca ao lado da população, quem ganha é toda a sociedade, e essa foi a primeira edição de muitas que ainda acontecerão.”
A experiência bem-sucedida no Alto José Bonifácio reforça a intenção da OGE e da SCGE de expandir o projeto para outras comunidades do Recife e do interior. A proposta é levar serviços públicos de maneira descentralizada e acessível, fortalecendo a cidadania e incentivando a participação social.
Deixe uma resposta