
Nina Silva abre o primeiro dia do 21° Congresso Internacional de Inovação na Educação no Recife
Fundadora do Movimento Black Money, Nina ministra palestra sobre educação empreendedora no dia 1º de outubro, na abertura do evento promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE
Reconhecida como uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos, Nina Silva será a responsável pela primeira palestra do 21° Congresso Internacional de Inovação na Educação, que acontece entre os dias 1 e 3 de outubro no Recife. Promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, o evento busca fomentar debates sobre os novos caminhos da educação. A programação será realizada em duas modalidades: presencial, no Recife Expo Center, localizado no Bairro do Recife, e de forma totalmente online, ampliando o acesso ao público de todo o país.
Além de Nina Silva, que às 10h comandará a palestra “Educação Empreendedora: Inclusão, Tecnologia e Novas Economias para o Futuro”, o primeiro dia do evento (01/10) conta com uma programação intensa e inspiradora. Em seguida, às 11h, o palco do auditório principal será ocupado por Débora Garofalo, eleita uma das 10 melhores professoras do mundo pelo Global Teacher Prize, que apresentará a palestra “O Professor como Arquiteto do Conhecimento na Era Digital”, abordando os desafios e as oportunidades da docência em tempos de transformação tecnológica.
Após intervalo, o palco volta a ser ocupado às 13h com a palestra “Inclusão Digital e Educação: Reduzindo as Barreiras Tecnológicas”, conduzida por Zaika dos Santos, cientista de dados. Já às 14h, é a vez do ativista do Movimento Maker, Edgar Andrade, falar sobre “Política Pública e Inovação: Novos Arranjos e Incentivos”; depois, às 15h, Luciano Meira sobe ao palco para discutir neurociência e motivação. Fechando o auditório principal, das 16h às 16h40, o cientista e professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alex Sandro Gomes, palestra sobre personalização do ensino-aprendizagem e o uso da inteligência artificial na construção do conhecimento.
Lançamento de livro e palestras práticas
Além do auditório principal, o congresso contará com mais de 10 espaços interativos, pensados para estimular a aprendizagem ativa e colaborativa. Ambientes como o Espaço Narrativas e Storytelling na Educação, Conexões Literárias, Neurociência e Aprendizagem e Data Science na Educação são apenas alguns dos destaques que promovem experiências imersivas e reflexivas sobre o futuro da educação.
No primeiro dia do evento, esses espaços receberão uma variedade de atividades, como o lançamento do livro “Comunicação, Consumo, Envelhecimento: Desafios para Qualidade de Vida a partir da Percepção do/a Idoso/a”, além de palestras práticas, como a do consultor de projetos Fernando Wanderley, que abordará como estruturar um pitch com clareza e impacto. O público também poderá participar de oficinas voltadas para ferramentas digitais, como Canva, Figma para iniciantes e criação de Jogos Educativos com Pictoblox.
Deixe uma resposta