
Missa do Vaqueiro de Canhotinho recebe prefeito do Recife, João Campos
O ministro Silvio Costa Filho e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho também marcarão presença no evento
A Missa do Vaqueiro de Canhotinho chega à sua 23ª edição neste fim de semana (sábado, 13, e domingo, 14.09) prometendo reafirmar o caráter de “acontecimento político” que tem sido observado nos últimos anos. Mais importante manifestação cultural e religiosa do Agreste Meridional, o evento vai receber, no domingo, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), cuja agenda pelo interior tem reforçado sua condição de pré-candidato ao governo do estado em 2026.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho, ambos citados como possíveis concorrentes ao Senado, também marcarão presença no evento.
Os três, assim como as demais autoridades convidadas, serão recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), pela prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (Republicanos), e pelo pré-candidato a deputado federal Gabriel Porto (PSDB).
Ex-prefeito do município, Álvaro Porto é o idealizador e anfitrião da missa, cuja realização está a cargo da prefeitura, com apoio do mandato do deputado. A programação oficial será aberta no sábado (13.09), com competições de pega de boi.
A presença de João Campos em Canhotinho evidencia o alinhamento político de Álvaro Porto com o prefeito do Recife. A previsão é que, juntamente às demais lideranças políticas, os dois participem da cavalgada que antecede a missa propriamente dita.
O cortejo parte pela manhã do distrito de Olho D’Água e percorre um percurso de 6 quilômetros até o centro da cidade, reunindo cerca de 5 mil cavaleiros/vaqueiros de Canhotinho e outros municípios de Pernambuco. A missa acontece no final da tarde, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
Na avaliação do deputado Álvaro Porto, a missa se firmou como um patrimônio cultural do Agreste e também como palco de encontros políticos. “Como em outros anos, receberemos colegas deputados que irão até Canhotinho celebrar a cultura e a fé junto com nosso povo. Este ano o prefeito do Recife aceitou nosso convite e será uma honra para o município e para a região contar com a presença de João Campos no evento”, afirma.
“Temos certeza que o prefeito do Recife, o ministro Silvio Costa Filho e Miguel Coelho vão se sentir em casa, podendo conhecer de perto a festa que se tornou tradição e orgulho do Agreste”, completa o deputado.
Por sua vez, a prefeita Sandra Paes destaca que é compromisso da gestão trabalhar para valorizar, cada vez mais, a cultura, promovendo, principalmente, festas populares, como é o caso da Missa do Vaqueiro. “Reunimos pessoas que buscam renovar a fé, mas que também querem se divertir e preservar tradições”, diz.
“Receber visitantes, deputados e gestores de outros municípios, este ano, inclusive, o prefeito da capital, é uma grande satisfação para todos os canhotinhenses. Só demonstra o quanto o evento está consolidado”, acrescenta a prefeita.
Incluída no Calendário Oficial de Eventos de Pernambuco desde 2010, através de lei de autoria fo ex-deputado Eduardo Porto, este ano a missa contará com atrações musicais que se apresentarão ao longo da cavalgada e também após a benção, na praça da matriz. Entre as atrações estão Priscila Sena, Tarcísio do Acordeon, Michelle Andrade, Taty Girl, Lucas Aboiador, Ermandinho Vaqueiro, Matheus Moraes e Fabinho Testado.


Fotos: Lucas Patrício
Deixe uma resposta