
Hospital dos Servidores realiza ações para fortalecer a segurança do paciente
A unidade de saúde já recebeu certificado pela excelência na avaliação das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde em leitos de UTI
No dia 17 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Em alusão a essa data, o Hospital dos Servidores do Estado (HSE) promove a ação “Setembro pela Segurança do Paciente”, que acontece de 17 a 30 deste mês. Durante o período, serão realizadas diversas atividades, como palestras, exposições, dinâmicas e capacitações voltadas aos profissionais da unidade de saúde.
A segurança do paciente consiste em um conjunto de práticas que buscam reduzir riscos evitáveis capazes de causar danos durante a assistência à saúde. O objetivo é assegurar que os pacientes recebam um atendimento seguro, eficaz e de qualidade.
Para garantir esse cuidado, existem seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente que devem ser seguidas. São elas: Identificar corretamente os pacientes, melhorar a comunicação entre profissionais de saúde, melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos de alta vigilância, assegurar cirurgias com local de intervenção, procedimento e paciente corretos, higienizar as mãos para prevenir infecções, reduzir o risco de quedas e de lesões por pressão.
“A implementação das medidas de segurança, aqui no HSE, ajuda a prevenir eventos adversos e possíveis riscos, além de fortalecer a confiança de todos que buscam o nosso serviço. Com isso, alcançamos um atendimento que garante a satisfação dos usuários e consolida o HSE como referência em saúde”, afirma a coordenadora médica das UTIs do HSE, Karina Monteiro.
O Setor de Qualidade do HSE é responsável por realizar inspeções diárias em todos os setores, assegurando que as metas de segurança do paciente sejam cumpridas.
“No HSE, a equipe de Qualidade atua para garantir a segurança do paciente e reforçar a excelência do atendimento. Realizamos reuniões com uma equipe multidisciplinar, nas quais planejamos ações e treinamentos necessários para os setores”, explica a gestora da Qualidade do HSE, Jeanne Falcão.
Entre as iniciativas, estão o monitoramento de notificações e indicadores, a aplicação de protocolos de segurança, a promoção de campanhas educativas, treinamentos com profissionais, reuniões multiprofissionais e a prática da escuta ativa com pacientes e colaboradores. Tudo isso reforça o compromisso do HSE com a saúde e o bem-estar dos usuários do Sassepe.
O Hospital dos Servidores do Estado conquistou pela primeira vez o Certificado de Alta Conformidade concedido pela Apevisa/Anvisa. O HSE foi reconhecido pela excelência na avaliação das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde em leitos de UTI, no ano de 2024.
Certificado – Em abril, o Hospital dos Servidores do Estado conquistou pela primeira vez o Certificado de Alta Conformidade concedido pela Apevisa/Anvisa. O HSE foi reconhecido pela excelência na avaliação das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde em leitos de UTI, no ano de 2024. A certificação é fruto de um trabalho comprometido e colaborativo realizado pelo Setor da Qualidade em conjunto com a equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCHI).
O certificado só é dado para as unidades de saúde que cumprem com as metas e possuem baixo índice de infecções dentro das UTI’s.



Deixe uma resposta