
Gestão Mano Medeiros recebe pela segunda vez selo de comprometimento com o trabalho de jovens aprendizes
Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação, Empreendedorismo e Juventude, ganhou o Selo Empresa Comprometida com a Aprendizagem Com.Direitos, promovido pelo Instituto Aliança. A iniciativa reconheceu a gestão municipal do prefeito Mano Medeiros pelo trabalho de contratação de jovens aprendizes para atuarem na administração pública, fortalecendo a formação e a inserção sócio produtiva de adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social. A entrega do certificado para as intuições e empresas públicas e privadas ocorreu nesta terça-feira (16), no auditório da Superintendência Regional do Trabalho, no Recife.
Pelo levantamento do município, de 2018 a 2025, 436 aprendizes exerceram a atividade prática em Jaboatão dos Guararapes, sendo cumprida a cota alternativa e contratados diretamente pela Prefeitura. Atualmente, 136 jovens aprendizes estão em atividade pela prefeitura. No perfil traçado pela gestão, os jovens são de vulnerabilidade social, encaminhados do trabalho infantil, em cumprimento de medida socioeducativa, casas de acolhimento institucionais e/ou pessoas com deficiência (PCD’s). O grupo possui uma média de 14 a 24 anos e com escolaridade em curso ou com o ensino médio concluído.
Para o prefeito Mano Medeiros, esse reconhecimento se soma a uma série de ações que estreitaram a relação entre a gestão pública e os jovens do município. “Essa é uma oportunidade para que esse grupo tenha contato com as atividades na gestão pública e possam pensar em outras possibilidades de carreira. Tirá-los de uma situação de vulnerabilidade e dar uma atividade formal é dar cidadania e esperança de um futuro profissional com dignidade”, observou. Na ocasião da entrega do selo, o gestor foi representado pelo secretário executivo da pasta, que contrata diretamente os jovens aprendizes, Ginaldo Trajano, além da gerente de Trabalho, Walkiria Moreira, e da supervisora de Juventude do município, Adriana Vasconcelos.
Segundo a diretora e coordenadora geral das áreas de Direitos Humanos e Fortalecimentos de Organizações do Instituto Aliança, Ilma Oliveira, “o Instituto acredita nessa dimensão como a base de tudo. Esse é o momento de agradecer, mas de também reconhecer a importância disso. Quando a gente está construindo essa história da terceira edição do selo, é um marco importante e um movimento que está se criando de uma rede de proteção e de oportunidades”, observou. O evento contou ainda com a presença de representantes de órgãos ligados aos temas, como a Superintendência Regional do Trabalho, Ministério Público de Pernambuco e Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

Deixe uma resposta