Destaques Equipamentos culturais do Governo de Pernambuco participam da 19ª Primavera dos Museus com programação diversificada

Equipamentos culturais do Governo de Pernambuco participam da 19ª Primavera dos Museus com programação diversificada


Observatório Cultural Torre Malakoff, Casa da Cultura de Pernambuco, Museu Regional de Olinda, Museu do Barro de Caruaru e Museu do Estado de Pernambuco estão com atividades gratuitas esta semana

Os equipamentos culturais geridos pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), integram a programação nacional da 19ª Primavera dos Museus, temporada promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que tem início nesta semana. Em 2025, o tema que rege o evento é “Museus e Mudanças Climáticas”, reforçando o papel dos museus e espaços culturais como ambientes de preservação, diálogo e mobilização frente aos desafios ambientais que afetam o planeta. Em Pernambuco, a programação envolve atividades em diferentes regiões, com oficinas, exposições, encontros e ações educativas que conectam arte, memória, cultura popular e sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas.

“Estamos muito felizes em compor a programação da 19ª Primavera dos Museus. Esse evento, que é promovido há muitos anos pelo Ibram, traz como tema os museus e as mudanças climáticas. É de extrema importância que nossos equipamentos culturais dialoguem com essas questões, questionem a partir suas práticas e colaborem para que a gente esteja pensando soluções para as questões ambientais. É o Governo do Estado de Pernambuco aliado a políticas nacionais de cultura para pensar e dialogar questões contemporâneas”, ressalta a superintendente de Equipamentos Culturais da Fundarpe, Priscilla Marques.

O Observatório Cultural Torre Malakoff, no Bairro do Recife, participa pela primeira vez da Primavera dos Museus, com a Oficina de Lambe-Lambe: Arte, Território e Racismo Ambiental, nesta terça-feira (23/09), quinta (25) e domingo (28), sempre das 14h às 16h30. A proposta é estimular a reflexão crítica sobre as mudanças climáticas, aliada ao conceito de racismo ambiental, que impacta de forma desigual comunidades periféricas, negras e ribeirinhas. Os encontros, conduzidos pelas educadoras Catariny Cosmo e Silvia Ferreira, vão envolver roda de conversa, criação coletiva de cartazes e intervenção urbana pelas ruas do Recife Antigo.

Em parceria com o Grupo Arena da Poesia, o Museu do Barro de Caruaru (Mubac), no Agreste de Pernambuco, realiza a ação educativa “Piabinha Prodígio – Não mude o clima, mude a consciência”, na quinta-feira (25), das 14h às 17h, no Colégio Municipal Professora Laura Florêncio. A atividade terá como referência o livro da escritora Adriana Gomes e busca despertar a consciência ambiental de crianças e adolescentes, ressaltando a importância do Rio Ipojuca para Caruaru e toda a região. Literatura, poesia e pedagogia se unem para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação da natureza.

De 12 de setembro a 12 de outubro, o público poderá visitar a exposição “É lá que eu vejo”, da artista Ritinha Oliveira, no Museu Regional de Olinda (Mureo), no Sítio Histórico. A mostra reúne 14 telas que retratam memórias, afetos e experiências da artista, com destaque para elementos típicos de Olinda, como o carnaval, os bonecos gigantes, passistas e as ladeiras históricas da cidade. As obras revelam a conexão da artista com seu território e com a cultura popular olindense. As visitações acontecem de terça a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h; sábados e domingos, 14h às 17h.

No sábado (27), das 10h às 17h, a Casa da Cultura de Pernambuco, no bairro de São José, promove o evento “Cultura Sustentável + Dia do Desapego”, reunindo um encontro de brechós, rodas de conversa sobre reaproveitamento de resíduos e moda circular, além de música ao vivo e artesanato sustentável. Oficinas práticas vão ensinar desde a confecção de sacolas de papel até técnicas de upcycle para reutilização criativa de roupas. Também haverá espaço para o público infantil com a apresentação do teatro de mamulengo “Dorme Quieto”, com Sebastião Simão Filho.

O Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), no bairro das Graças, também integra a Primavera dos Museus, com a atividade “Roda a Roda ODS – Transformando Ações em Mudança Mundial” nesta terça-feira (23), às 14h, no Espaço Cícero Dias. A atividade será realizada em parceria com o Museu Universo Compesa (MUC), com o objetivo de conscientizar e envolver crianças e adolescentes na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas através da dinâmica de um jogo. Já a formação “O Planeta é a nossa casa!”, também proposta pelo Mepe em parceria com a ONG Giral, tem a finalidade de sensibilizar sobre a importância de cuidar do planeta, compreendendo o meio ambiente como a casa comum de todos os seres vivos. Essa acontecerá na quarta-feira (24), às 9h, no Espaço Cícero Dias do Mepe.

Ao integrar a 19ª Primavera dos Museus, Pernambuco reforça seu compromisso em usar os espaços de memória e cultura como territórios vivos de diálogo sobre questões urgentes do presente. Em cada atividade, o público é convidado a refletir sobre o impacto das mudanças climáticas e a repensar suas práticas cotidianas em busca de um futuro mais justo e sustentável.

Encontro aconteceu nesta quarta-feira (11/03), no Museu do Barro, com a presença de diversos gestores, artistas, produtores culturais e fazedores de cultura da região. Foto: PH Reinaux / Secult PE – Fundarpe
Carlos Peruca 23 set 2025 - 12:44m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – Setembro
Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025

Governo Pe – INFORME REGULARES 2025
Prefeitura de Tracunhaém
CAMPANHA RECIFE É PRA FICAR DE 05 Á 26 DE SETEMBRO 2025
São Lourenço – Setembro