Destaques Cemit alerta para o banho de mar seguro no feriado de 7 de setembro

Cemit alerta para o banho de mar seguro no feriado de 7 de setembro


O período, que marca a abertura do verão, a partir deste domingo, costuma aumentar o número de banhistas nas praias do litoral pernambucano e, consequentemente, redobrar a atenção para possíveis casos de incidentes e de afogamentos

Com a aproximação do feriado nacional da Independência do Brasil, no próximo dia 7 de setembro, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), presidido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, chama a atenção da população que pretende usufruir das praias pernambucanas neste período. Historicamente, a data concentra um aumento do número de visitantes em todo o litoral devido à chamada ‘Abertura do Verão’, que ocorre após a janela de chuvas do meio do ano. O alerta também é impulsionado pelo período de lua cheia, que provoca intensas variações na amplitude das marés, com marés muito altas e muito baixas.

Para garantir um banho de mar seguro e diminuir os riscos de incidentes com tubarões e afogamentos, as principais recomendações do Cemit e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) é que a população evite a entrada na água após a ingestão de bebidas alcoólicas, em períodos de maré alta, em águas turvas e em áreas abertas sem a proteção dos arrecifes, que servem como barreiras naturais contra os tubarões. Também é indicado evitar o banho de mar próximo ao amanhecer e ao entardecer (horários do dia nos quais os tubarões apresentam maior atividade), com sangramentos, objetos brilhantes e desacompanhados. Quem for à praia, os órgãos orientam que merece atenção o trecho litorâneo de 33 quilômetros que compreende da Praia do Farol, em Olinda, até os coqueiros da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.

Para o feriado, o Corpo de Bombeiros vai ampliar a Operação Praia Segura, com 13 postos de guarda-vidas em dias úteis e 17 em fins de semana e feriados, distribuídos nas praias de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes. Além dos postos fixos, a operação contará com a atuação intermitente das Motos de Salvamento Aquático (MSA), rondas com Botes Infláveis de Salvamento (BIS) e apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ampliando a cobertura e garantindo resposta rápida em emergências.

Ações do Governo de Pernambuco

A Região Metropolitana do Recife atingiu a marca de dois anos e seis meses sem registro de incidentes com tubarão. A estatística é uma consequência direta da atuação ostensiva do Governo de Pernambuco, por meio do Cemit, no fortalecimento das ações de prevenção de incidentes desde o início da gestão da governadora Raquel Lyra. Até o momento, foram aproximadamente R$ 4,4 milhões investidos no lançamento de editais de pesquisa, realização de seminários, compra e entrega de equipamentos, substituição das 150 placas de alerta de incidentes em toda a faixa crítica, a promoção de atividades de educação ambiental nas praias, ações previstas no Plano de Educação Ambiental para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões (PEAST), também publicado na atual gestão e outras iniciativas.

“O Governo de Pernambuco, com a liderança da governadora Raquel Lyra, vem colhendo ótimos frutos do trabalho desempenhado pelo Cemit com o apoio da sociedade. O montante total investido em infraestrutura, pesquisa e educação ambiental, refletem a importância dada pela governadora na segurança aquática e prevenção de incidentes com tubarões em nosso estado”, pontua o secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Daniel Coelho.

Tábua de Maré do dia 7 de setembro

03h21 – 2,48m (maré alta)
9h40 – 0,08m (maré baixa)
15h46 – 2,39m (maré alta)
21h53 – 0,15m (maré baixa)

Carlos Peruca 04 set 2025 - 17:48m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09
São Lourenço – Setembro
Prefeitura de Tracunhaém

Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09
São Lourenço – Setembro