
Santander lança em Pernambuco projeto Social Integrado para ampliar impacto em municípios com baixo desenvolvimento
• _Iniciativa promove inclusão e desenvolvimento em 30 cidades de Pernambuco e Maranhão, com expansão prevista nos próximos anos_
• _Com foco em cultura e esporte, o Banco atuará com três projetos principais: Farol Viajante, Sinta o Som e Esporte que Transforma_
■ PERNAMBUCO – Agosto de 2025 – NOTA À IMPRENSA
O Santander acaba de lançar o projeto Social Integrado Santander, uma iniciativa que visa ampliar o impacto social em municípios com maior vulnerabilidade social e presença do Banco. A ação combina diferentes frentes de atuação, com foco no desenvolvimento local, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.
A primeira etapa acontece em 30 municípios dos estados de Pernambuco e Maranhão, todos com baixos indicadores de desenvolvimento humano (IDH). Arame (MA), por exemplo, tem o menor IDH da lista, com 0,512. Já Brejo da Madre de Deus (PE) é o município mais populoso entre os selecionados, com mais de 49 mil habitantes.
A escolha dos territórios considerou critérios como vulnerabilidade social, presença do Banco e possibilidade de atuação em rede com parceiros locais. A meta é expandir o projeto nos próximos anos, ampliando o impacto positivo em escala crescente.
“Sabemos que os negócios têm um enorme potencial de transformação quando são orientados para gerar prosperidade nos territórios em que atuam. O Social Integrado Santander é a materialização do nosso compromisso com um impacto mais intencional, profundo, coletivo e que deixará legado por onde passar. Estamos combinando nossa presença institucional com soluções sociais de efetividade comprovada e forte mobilização local”, afirma Bibiana Berg, head de Experiência, Cultura e Impacto Social do Santander.
Com foco em cultura e esporte, o Banco atuará com três projetos principais. Um deles é o Farol Viajante, que leva a exposição imersiva Oceanos em uma carreta adaptada. A experiência combina arte e cultura, promovendo visitas guiadas para alunos da rede pública e mobilização comunitária.
Outro destaque é o projeto Sinta o Som, que oferece vivências musicais a estudantes de escolas públicas, estimulando criatividade, expressão artística, trabalho em grupo e protagonismo juvenil.
Já o programa Esporte que Transforma utiliza o esporte educacional como ferramenta de cidadania, capacitando educadores e técnicos das redes municipais e promovendo eventos esportivos comunitários que valorizam práticas locais e inclusão social.
A formação de redes locais também é parte essencial da estratégia. Por meio dos projetos Amigo de Valor e Parceiro do Idoso, o Santander oferecerá capacitação e assessoria técnica especializada aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, fortalecendo sua atuação e contribuindo para a sustentabilidade das políticas públicas locais. Essas iniciativas, que canalizam recursos incentivados e promovem o engajamento de clientes, colaboradores e parceiros do Banco em prol da proteção de direitos, já beneficiaram mais de 1,7 milhão de pessoas em todo o Brasil.
A geração de renda é outro eixo fundamental do projeto. O programa Formação Empreendedora selecionará organizações sociais para capacitação em empreendedorismo, educação financeira e gestão de negócios. Essas organizações atuarão como multiplicadoras de conhecimento em suas comunidades, com acompanhamento técnico e mentoria para microempreendedores locais. Complementando essa frente, o Educar para Prosperar oferece capacitação em educação financeira para clientes e não clientes do Prospera, o programa de microcrédito do Santander, com foco prático na gestão de pequenos negócios e no estímulo ao crédito consciente.
Com o Social Integrado Santander, o Banco reafirma seu compromisso com a prosperidade das pessoas e dos territórios em que atua. Unindo o potencial transformador dos negócios à força das redes locais e à experiência em projetos sociais, o Santander busca gerar um impacto positivo duradouro, contribuindo efetivamente para a redução das desigualdades sociais no Brasil.
▪︎ *Cidades que serão beneficiadas:*
_Pernambuco:_
Afrânio
Águas Belas
Bodocó
Bom Conselho
Brejo da Madre de Deus
Caetés
Capoeiras
Cupira
Flores
Iati
Lagoa Grande
Pombos
Riacho das Almas
Santa Maria da Boa Vista
Trindade
Deixe uma resposta