
Realidade do mercado: alunos do curso de Logística da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes visitam Feira Multimodal
Nesta terça-feira (05), alunos dos cursos profissionalizantes na área de Logística promovidos pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a Fiepe, por meio do Senai-PE, tiveram uma excelente oportunidade de conhecer de perto as possibilidades de atuação que o setor oferece. Acompanhado pelo professor e por integrantes da equipe da administração municipal, o grupo visitou a Feira Multimodal Nordeste — o maior encontro de soluções logísticas, transporte e comércio exterior da América Latina. Realizado no Recife Expo Center, na capital pernambucana, o evento reuniu dezenas de empresas expositoras, que divulgaram ações e serviços em áreas diretamente ligadas à formação dos participantes.
Atualmente, o município oferece os cursos de Assistente de Logística e Operador de Processos Logísticos. As turmas integram o total de 300 vagas que estão sendo disponibilizadas pela Prefeitura e pela Fiepe, dentro do acordo de parceria firmado entre o prefeito Mano Medeiros e o presidente da Federação das Indústrias, Bruno Veloso. A visita à feira foi realizada a convite da TNS Logística, empresa do setor de transporte, armazenagem e distribuição, localizada no bairro de Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes.
Segundo o prefeito Mano Medeiros, a experiência proporciona uma conexão direta entre teoria e prática. “Essa é uma grande oportunidade para que os alunos visualizem a realidade do mercado sobre o qual estão estudando. Uma coisa é ver a teoria, outra é ter contato direto com empresas da área de transporte e logística. Jaboatão possui o maior polo logístico do Nordeste e o quarto do país. Portanto, há muitas oportunidades de empregabilidade, e outras ainda surgirão com a chegada de novas empresas à nossa cidade, em um trabalho articulado da Prefeitura para atrair novos empreendimentos”, destacou o gestor.
Entre os participantes da visita estava Lenira Maria da Silva Machado, aluna do curso de Operador de Processos Logísticos. Moradora do bairro de Prazeres e cadeirante, ela aprovou a experiência de conhecer, fora da sala de aula, a rotina da futura área de atuação. “Depois que comecei o curso, passei a ter uma visão completamente diferente do que imaginava. Foi ótimo para tirar dúvidas e entender como realmente funciona uma empresa de logística”, relatou.
Antes do encerramento da visita, o grupo participou de uma conversa com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes do Jaboatão dos Guararapes, Roberto Abreu e Lima, que representou o prefeito Mano Medeiros durante a abertura oficial do evento. “Se vocês se dedicarem e concluírem o curso, terão muitas oportunidades de emprego ou, em alguns casos, até de empreender na área. Pela Prefeitura, estamos ampliando esse tipo de qualificação para que, quando uma nova empresa se instalar no município, possamos apresentar um banco de candidatos com mão de obra preparada para aquela atividade”, afirmou o secretário.


Fotos: Divulgação
Deixe uma resposta