Destaques Pernambuco Meu País oferece atividades formativas gratuitas em Arcoverde

Pernambuco Meu País oferece atividades formativas gratuitas em Arcoverde


Público interessado pode se inscrever e participar das ações que acontecem até o domingo (31)

O município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, recebe, desta terça-feira (26/08) até o domingo (31), uma intensa programação formativa por meio do programa Forma PE, iniciativa do Festival Pernambuco Meu País 2025 que busca incentivar a qualificação profissional, a valorização da cultura local e a difusão de saberes em diversas áreas artísticas e criativas. O festival itinerante é realizado pelo Governo de Pernambuco através da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Com 120 vagas abertas para seis atividades, as inscrições são gratuitas e as pessoas interessadas em participar podem acessar o formulário através do link na bio do Instagram @festivalpernambucomeupais. Entre as opções formativas, há atividades técnicas na área de produção cultural, além de contemplar também as linguagens da gastronomia, da moda e da cultura popular. As atividades acontecerão principalmente no Sesc Arcoverde, reunindo oficinas e vivências com especialistas reconhecidos, além da sede do grupo Coco Raízes de Arcoverde.

“Todas as atividades são gratuitas, com 20 vagas por turma, e reforçam o compromisso do Festival Pernambuco Meu País 2025 em democratizar o acesso à formação e fortalecer o elo entre tradição, inovação e mercado criativo em Pernambuco”, destaca o coordenador do Forma PE, Fábio Cavalcante.

Desta terça-feira (26) até a quinta (28), das 9h às 12h e das 14h às 17h, a programação do Forma PE tem início com a formação “Técnicas de Palco (Roadie)”, ministrada por Wally Nunes e Jailson Pereira. Voltada para iniciantes e interessados em produção técnica de espetáculos, a oficina aborda desde o uso de multímetro para diagnóstico de cabos até procedimentos de montagem, cuidados com equipamentos, noções sobre microfones e logística de virada de palco.

Também na quinta (28) se estendendo até a sexta (29), das 14h às 18h, será realizada a oficina “Um Estúdio no Meu Bolso: Produção Musical Mobile”, com Olegário Lucena. A proposta é estimular a produção musical de trilhas sonoras em ambientes caseiros e de baixo custo, culminando na recriação da trilha do curta Destino, de Salvador Dalí e Walt Disney.

No sábado (30), das 9h às 12h, a pesquisadora Chiara Barros conduz a roda de discussão “Carraspana, o caminho da valorização de uma bebida local”, promovendo diálogo entre produtores, profissionais e órgãos competentes sobre os processos de formalização e registro da tradicional bebida da região, além de debater práticas de qualidade e segurança.

Ainda no Sesc, no sábado (30) e no domingo (31), das 9h às 12h, acontece a oficina “Passarela”, com o diretor criativo e editor de moda Nestor Mádenes. A atividade oferece técnicas de postura, andamento, tendências, fotografia e atuação profissional no universo da moda, finalizando com a participação de alguns alunos no Desfile Feitas de Retalhos, parte da programação oficial do Festival.

Encerrando as ações no Sesc, no domingo (31), das 9h às 13h, a designer e educadora Natália Borges conduz a vivência “Corpo-país: Pernambuco entre Tramas e Urdumes”, que propõe uma vivência artística, sensorial e coletiva convidando o público a refletir, criar e costurar simbolicamente a identidade cultural de Pernambuco, utilizando resíduos têxteis e práticas manuais. Os participantes serão conduzidos a criar fragmentos têxteis inspirados nas cores e símbolos resultando em uma peça-obra coletiva.

A programação se estende também à Sede do Coco Raízes de Arcoverde. No sábado (30), das 10h às 12h, a artista Day Calixto ministra a oficina “Coco”, que apresenta a história e a importância cultural da manifestação, seguida de uma vivência prática com os passos básicos do ritmo, valorizando a tradição e a expressividade corporal.

Sobre o Festival Pernambuco Meu País

O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

Carlos Peruca 26 ago 2025 - 9:27m

0 Comentários

Deixe uma resposta


São Lourenço – festa agosto
Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09
Recife é pra ficar – até 25/08
Prefeitura de Tracunhaém

Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09
São Lourenço – festa agosto
Recife é pra ficar – até 25/08
Prefeitura de Tracunhaém