Destaques OPERAÇÃO DA COMPESA COM APOIO POLICIAL CONTRA FURTO DE ÁGUA RECUPERA VAZÃO DESVIADA NO MUNICÍPIO DE JATAÚBA

OPERAÇÃO DA COMPESA COM APOIO POLICIAL CONTRA FURTO DE ÁGUA RECUPERA VAZÃO DESVIADA NO MUNICÍPIO DE JATAÚBA


Uma operação da Compesa em parceria com a Secretaria de Defesa Social de combate ao furto de água no município de Jataúba, no Agreste, resultou no aumento da vazão de chegada à cidade. Foram recuperados 8 litros por segundo e o sistema voltou a operar com 17 L/s. A água desviada estava sendo utilizada para irrigar plantações, abastecer campos de futebol, chácaras com piscina e até para encher açudes. Esse foi o resultado da ação de combate a ligações clandestinas realizada por três dias no município com o apoio da Polícia Militar. A fiscalização foi motivada pela queda de vazão no sistema de abastecimento da cidade, situação que estava prejudicando o abastecimento de 4 mil pessoas.

Cerca de 5 quilômetros da adutora de água tratada foram percorridos na operação, no trecho entre Poço Fundo e a estação elevatória. A fiscalização  identificou e removeu oito sangrias clandestinas e 22 ligações irregulares. Uma das situações mais alarmantes encontradas foi a construção de uma cisterna de grande porte com ligação irregular, acompanhada de uma piscina. A operação, realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, foi coordenada pela Gerência de Inteligência Patrimonial da Compesa e contou ainda com o apoio da Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.

A ação de combate ao furto nesta rede vai permitir o cumprimento do calendário de abastecimento na cidade e melhoria no atendimento à população, que vinha sendo prejudicada pelos furtos. No total, participaram da operação 16 profissionais, com apoio de uma retroescavadeira, um caminhão, seis veículos, duas viaturas, um drone e um georradar, equipamento que permite mapear estruturas subterrâneas, como tubulações, sem a necessidade de escavações, o que agiliza e torna mais eficaz a detecção de irregularidades.

A Compesa lembra que o furto de água é crime previsto nos artigos 155 e 265 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão e aplicação de multas. A ação criminosa ainda prejudica o abastecimento da população e o funcionamento de equipamentos essenciais à sociedade, como hospitais, escolas, creches, asilos e órgãos públicos. 

Carlos Peruca 09 ago 2025 - 12:52m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – festa agosto
Recife é pra ficar – até 25/08
Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09

Prefeitura de Tracunhaém
Recife é pra ficar – até 25/08
Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09
São Lourenço – festa agosto