
Nazaré da Mata recebe Banco Vermelho no Agosto Lilás e reforça combate ao feminicídio
A cidade de Nazaré da Mata recebe, sexta-feira (15/8), um importante ato simbólico contra a violência de gênero. A partir das 15h30, será realizado um cortejo cultural com saída da Praça Escrava Ana Rosa (bairro do Juá) em direção à Praça João XXIII, conhecida praça da Catedral, onde será instalado o Banco Vermelho — símbolo internacional da luta contra o feminicídio.
Estão confirmadas para o evento, escolas, instituições sociais, culturais, universidades locais, além de representações da Polícia Militar, Polícia Civil, Governo do Estado, OAB-PE, entre outros.
A ação faz parte da campanha Agosto Lilás e é promovida pela Prefeitura de Nazaré da Mata, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher, com apoio da Secretaria da Mulher de Pernambuco, do Governo do Estado e do Instituto Banco Vermelho (IBV).
O banco permanecerá instalado por 30 dias como intervenção urbana e educativa, com frases de impacto, QR Codes com acesso à Lei Maria da Penha e informações sobre canais de denúncia, como o Disque 180.
Inspirado em um projeto internacional criado na Itália e implantado no Brasil em 2023, no Recife, o Banco Vermelho é hoje reconhecido por lei federal (Lei nº 14.942/2024) como uma ferramenta oficial da mobilização nacional pelo #FeminicídioZero.
A iniciativa já passou por mais de 10 estados brasileiros e visa promover a visibilidade das vítimas, a educação pública e o engajamento da sociedade.
Deixe uma resposta