
Hospital dos Servidores do Estado oferece tratamento para pacientes que sofrem de tonturas e desequilíbrio
A reabilitação vestibular envolve realização de exercícios e manobras de cabeça para auxiliar na estabilização do corpo. Serviço funciona há quatro meses no HSE, acompanhado por fonoaudióloga
Usuários do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe) com dificuldades de equilíbrio, tonturas e vertigem agora podem realizar tratamento no Ambulatório de Fisioterapia do Hospital dos Servidores do Estado (HSE). O tratamento, disponível há quatro meses, é a reabilitação vestibular, que envolve a realização de exercícios e manobras de cabeça para auxiliar na estabilização do corpo e comandos cerebrais adequados.
O nome do tratamento que é realizado por uma fonoaudióloga, está relacionado a um órgão que fica na orelha interna, chamado órgão vestibulococlear, que possui a porção responsável pela decodificação dos sons (a cóclea) e a responsável pelo equilíbrio (vestibular).
De acordo com a fonoaudióloga, Ana Paula de Andrade Silva, a disfunção no órgão vestibulococlear pode acontecer por diversas causas, como: movimentos bruscos de cabeça, uso de medicamentos, inflamação do sistema auditivo, infecções do sistema nervoso central, entre outras. “Os sintomas desse distúrbio podem se associar à náusea e riscos de quedas”, alerta a fonoaudióloga.
Os exercícios de reabilitação vestibular têm por objetivo promover o equilíbrio estático e dinâmico do paciente, por meio da realização da reposição dos cristais de cálcio, que, segundo a Ana Paula, são partículas de carbonato de cálcio normalmente localizados em duas estruturas do sistema vestibular (o sáculo e o utrículo), que ao serem deslocados dessa região causam as tonturas. “Com as manobras de cabeça eles são reposicionados para o local adequado e as vertigens são eliminadas. Também se associa aos movimentos a macha com obstáculos, que treina o paciente para se equilibrar durante a movimentação”, acrescenta.
A reabilitação vestibular pode ser indicada por diferentes profissionais, como: otorrinolaringologista, neurologista, clínico médico e geriatra, após a realização de exames complementares ao diagnóstico.
Atualmente, oito pacientes estão em atendimento no Ambulatório. Núbia Antônia de Oliveira é uma delas. O diagnóstico é Hipofunção Vestibular Unilateral, um distúrbio que afeta o equilíbrio e a coordenação motora, de forma unilateral afetando apenas um ouvido. “Sentia muita tontura e desequilíbrio. Fui a um otorrino, ele pediu alguns exames e me orientou procurar um fonoaudiólogo. Vim para o HSE e aqui no ambulatório faço os exercícios da reabilitação vestibular. Hoje estou me sentindo muito melhor”, explica a aposentada.

Para realizar o tratamento de reabilitação vestibular, o paciente deve ser encaminhado pelo médico, com o resultado dos exames em mãos marcar a triagem com a fonoaudióloga através do site www.agendasassepe.com.br ou pelos telefones 0800. 284. 2727 e 4020-2616.
Deixe uma resposta