Destaques Governo anuncia CPC em Floresta e amplia interiorização da atuação da Polícia Científica

Governo anuncia CPC em Floresta e amplia interiorização da atuação da Polícia Científica


O Governo do Estado vai construir mais um Complexo da Polícia Científica (CPC), desta vez no município de Floresta, no Sertão de Itaparica. A iniciativa faz parte do plano de descentralização da atuação da instituição, com a promoção da interiorização dos serviços. O equipamento contará com Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Medicina Legal (IML). O edital de licitação para contratação de empresa que ficará responsável pelas obras foi publicado na edição do último sábado (2) do Diário Oficial.

Além da unidade em Floresta, estão em fase de licitação os equipamentos que serão construídos em Vitória de Santo Antão (Zona da Mata Norte), Garanhuns (Agreste), Arcoverde, Ouricuri e Petrolina (os três no Sertão). Na semana passada, a governadora Raquel Lyra anunciou a retomada das obras do CPC de Salgueiro, no Sertão Central, que estavam paralisadas há mais de dez anos. Além disso, as obras do CPC de Caruaru, que também estavam paradas há mais de uma década, foram retomadas em janeiro.

“A licitação do Complexo de Polícia Científica na cidade de Floresta, no Sertão pernambucano, reforça o compromisso da governadora Raquel Lyra em interiorizar a perícia e dar mais agilidade às investigações. Com a construção dessa unidade, somamos oito complexos no Estado, garantindo mais estrutura e eficiência para a segurança dos pernambucanos”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Serão investidos cerca de R$ 5,3 milhões no CPC de Floresta. O equipamento terá 740 m² e será erguido em um terreno de 2 mil m² localizado no centro da cidade. Além do IC e do IML, o espaço terá cartório, consultórios, arquivo e alojamentos.

“Ao garantir o Complexo de Polícia Científica no município de Floresta, a governadora Raquel Lyra segue avançando na reestruturação da segurança pública de Pernambuco. É um equipamento moderno, com Instituto de Criminalística e Instituto de Medicina Legal, que vai levar ao Sertão de Itaparica um serviço de grande relevância para a elucidação de crimes”, disse o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.

A obra será executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e tem um prazo de oito meses, contados a partir da data de emissão da ordem de serviço. “A governadora Raquel Lyra está tirando do papel uma necessidade muito antiga do Estado, que é a descentralização da Polícia Científica, em todas as regiões”, explica o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira. “No Sertão, depois de Ouricuri e Petrolina, agora é a vez de Floresta dar início a seu processo licitatório. Em breve a Polícia Científica de Pernambuco alcançará um outro patamar, jamais visto antes, tanto no aspecto da segurança pública quanto da construção civil, com a modernização desse tipo de equipamento há muito aguardada pelos profissionais da área e pela população”, afirma o gestor.

Carlos Peruca 05 ago 2025 - 8:04m

0 Comentários

Deixe uma resposta


São Lourenço – festa agosto
Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09

São Lourenço – festa agosto
Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09
Prefeitura de Tracunhaém