Destaques Governadora Raquel Lyra diploma novos Patrimônios Vivos na 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural

Governadora Raquel Lyra diploma novos Patrimônios Vivos na 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural


Cerimônia no Cinema São Luiz marcou reconhecimento de tradições e celebrou mestres e grupos culturais

A governadora Raquel Lyra conduziu, nesta segunda-feira (18), a abertura oficial da 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco, realizada pela Secretaria de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Durante o evento, pela primeira vez sediado no Cinema São Luiz, patrimônio cultural e afetivo do Recife, os dez novos Patrimônios Vivos de Pernambuco foram diplomados. Na solenidade, também foram premiados os vencedores do 10º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho. A vice-governadora Priscila Krause participou da cerimônia.

“Hoje homenageamos o frevo, o boi tira-teima, o maracatu, samba de roda e de coco e tantas manifestações importantes da nossa cultura. Tudo isso representado por nomes de pessoas que conseguiram passar de geração em geração a tradição da cultura popular pernambucana e a força da nossa gente, e que estão aqui hoje, em vida, tendo o seu reconhecimento. E isso fazemos através da valorização e do reconhecimento da nossa cultura popular, no pagamento dos cachês em dia, na democratização do acesso aos festivais e às apresentações culturais e na valorização do nosso patrimônio histórico e cultural”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os novos Patrimônios Vivos de Pernambuco foram escolhidos após uma eleição promovida pelo Conselho Estadual de Patrimônio. Com a diplomação de mais dez mestres, mestras e grupos, o Estado passa a ter 115 Patrimônios Vivos registrados, de diferentes regiões. Na solenidade, também foi realizado o lançamento da edição mais recente da revista Aurora 463, dedicada à difusão da cultura pernambucana. A programação da Semana do Patrimônio inclui oficinas, seminários, imersões e atividades educativas em várias regiões do Estado.

A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, destacou que a Semana do Patrimônio é um momento de reconhecimento coletivo. “Essas trajetórias fazem a nossa cultura, esse grande DNA do povo pernambucano. Através da cultura, falamos de pertencimento, da nossa história e de tantos temas do nosso estado”, afirmou.

Terezinha do Acordeon, uma das novas diplomadas patrimônio vivo, celebrou a conquista como a coroação de uma vida inteira dedicada à música. “Ano passado completei 60 anos de carreira. Fui inspiração para muitas meninas que hoje tocam sanfona. Este título é uma gratificação enorme”, declarou. Representando o Boi Tira-Teima, de Caruaru, mestre Roberto Gercino também celebrou o novo título. “Ser patrimônio vivo não é apenas ser por ser. É a missão e obrigação de transmitir os saberes. Obrigada ao Governo do Estado por esta oportunidade. Tira-Teima completa esse ano os seus abençoados 103 anos”, disse.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, também ressaltou a importância do título de Patrimônio Vivo e lembrou ainda que a seleção contou com mais de 130 candidaturas avaliadas neste ano. “Pernambuco sempre pioneiro, especialmente com essa riqueza, a grandeza da nossa cultura. O patrimônio vivo é um reconhecimento a esses mestres que têm esses saberes, essas tradições guardadas, e que são tão importantes para que a gente possa transmitir para as gerações do futuro”, ressaltou.

PRÊMIO AYRTON DE ALMEIDA CARVALHO – O Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho, por sua vez, reconheceu projetos de preservação e difusão cultural. Entre os premiados esteve o jovem Jefferson Sousa, do Sertão do Pajeú, que celebrou o reconhecimento do seu trabalho em audiovisual e novas tecnologias. “Nossa cultura tem potencial midiático para chegar a qualquer lugar, se tiver o devido apoio. Esse reconhecimento é muito importante para as novas gerações”, afirmou.

Presente na cerimônia, a deputada estadual Rosa Amorim também reforçou a importância do reconhecimento aos mestres. “A cultura popular é a linha invisível que sustenta simbolicamente esse país e o nosso estado. Não existe cultura popular reconhecida sem política pública que promova esse reconhecimento e esse incentivo”, registrou.

Também estiveram presentes a secretária estadual Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência); o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo; o prefeito de Glória do Goitá, Jaiminho, e o vice-prefeito de Olinda, Chiquinho, além do Superintendente do Iphan em Pernambuco, Francisco Brennand.

Veja a lista dos Patrimônios Vivos de Pernambuco diplomados:

  • Dona Dá (Carnavalesca, Olinda)
  • Mestre Lourenço (Artesanato de Palha, Goiana)
  • Terezinha do Acordeon (Forró, Salgueiro/Recife)
  • Xirumba Amorim (Fotografia, Olinda)
  • Dona Maria Viúva (Maracatu de Baque Solto, Glória do Goitá)
  • Boi Tira-Teima (Caruaru)
  • Mestra Mariquinha do Samba de Coco (Tupanatinga)
  • Maestro Edson Rodrigues (Frevo, Recife)
  • Mestra Joana Cavalcante (Maracatu de Baque Virado, Recife)
  • Maracatu Nação Raízes de Pai Adão (Recife)

Confira os contemplados pelo 10º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho:

  • Jefferson William Moraes de Sousa (Pajeú Encantado)
  • Maria do Socorro Rodrigues da Silva (Preservando a tradição: Educação Patrimonial e a arte figurativa em miniatura)
  • Vilarejo Filmes (Frevo Michiles)
  • Maria Francilda Andrade Santos (Trilhas do Alcobaça: Conhecer, Preservar, Compartilhar)
  • Karen Adrielly Aguiar de Souza (Leoas: o legado feminino no Maracatu Leão Coroado)
  • Associação Estação da Cultura (Estação da Cultura) Fotos: Janaína Pepeu/Secom
Carlos Peruca 19 ago 2025 - 13:04m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09
Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – festa agosto
Recife é pra ficar – até 25/08

São Lourenço – festa agosto
Prefeitura de Tracunhaém
Recife é pra ficar – até 25/08
Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09