Destaques Estudante da Escola Rotary do Alto do Pascoal conquista medalha de bronze no Mundial Sub-19 de Pentatlo Moderno

Estudante da Escola Rotary do Alto do Pascoal conquista medalha de bronze no Mundial Sub-19 de Pentatlo Moderno


Jhon Xavier, de apenas 17 anos, se tornou o primeiro atleta brasileiro a conquistar medalha na modalidade

Conquista inédita para o Brasil tem sotaque pernambucano. O estudante Jhon Jhaymesson Xavier, da Escola Rotary Alto do Pascoal, no Recife, conquistou um feito inédito para o esporte brasileiro. Aos 17 anos, o jovem garantiu a medalha de bronze no Campeonato Mundial Sub-19 de Pentatlo Moderno, realizado neste último sábado (23), em Druskininkai, na Lituânia. Essa é a primeira vez que o Brasil sobe ao pódio em uma competição mundial de base da modalidade.

“Essa competição foi incrível para mim. Estar ali, competindo entre os melhores de cada país, já foi uma experiência fantástica, e conquistar a medalha de bronze foi surreal. Sempre acreditei no meu potencial e esse resultado é algo extraordinário. Ser o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha na modalidade foi histórico, não só para mim, mas também para meu técnico. Até agora, a ficha ainda não caiu”, disse Jhon.

O pentatlo moderno é um esporte olímpico que reúne cinco provas diferentes: natação, esgrima, hipismo e a disputa combinada de corrida com tiro esportivo, conhecida como laser run. A modalidade exige dos atletas preparo físico, resistência, disciplina e versatilidade, já que cada etapa tem características e técnicas próprias. Criado no início do século XX, o pentatlo moderno é considerado um dos esportes mais completos do mundo.

Na grande final do Mundial, Jhon demonstrou grande desempenho em disputas como a esgrima e o laser run, somando 1.556 pontos e assegurando a terceira colocação. O ouro ficou com o atleta da Hungria, Nemere Szecsi, e a prata com o representante da Ucrânia, Oleg Rybak. O resultado reforça a força e o talento de Pernambuco no pentatlo moderno, modalidade em que o estado já revelou nomes de destaque internacional como Yane Marques.

“Agora, o próximo passo é continuar treinando firme e me recuperar totalmente de uma lesão no pé. Quero manter o ritmo para ir dando novos passos e alcançar coisas ainda maiores. Pernambuco já revelou grandes nomes no esporte, como a medalhista olímpica Yane Marques, e eu também sonho em seguir esse caminho. Meu próximo grande objetivo é estar nas Olimpíadas de Los Angeles. Vou me dedicar para transformar esse sonho em realidade”, frisou Jhon.

Morador do bairro do Alto do Pascoal, na Zona Norte do Recife, Jhon é exemplo de dedicação e superação. Ele integra o Programa Bolsa Atleta Pernambuco, política pública do Governo do Estado que garante apoio financeiro para que esportistas pernambucanos possam se dedicar exclusivamente ao treinamento e às competições.

“A conquista de Jhon Xavier mostra a importância de acreditarmos e investirmos nos nossos talentos. Ele é um orgulho para o nosso país e ver um atleta do programa Bolsa Atleta Pernambuco alcançar um feito inédito como esse reforça que estamos no caminho certo, oferecendo condições para que nossos jovens cheguem cada vez mais longe no esporte”, destacou a secretária de Esportes de Pernambuco, Ivete Lacerda.

O secretário executivo de Esportes, Marcos Nunes, parabenizou o atleta pela medalha e destacou a importância de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do esporte dentro das escolas da Rede Estadual de Ensino. “Jhon é um exemplo do talento que temos em nossas escolas. A medalha conquistada por ele mostra que, quando se têm apoio e incentivo dentro da Rede Estadual, nossos estudantes podem se destacar no esporte e representar Pernambuco no cenário nacional e internacional. É uma conquista que inspira toda a nossa juventude a seguir seus sonhos”, completou.

A conquista histórica do estudante mostra o potencial da juventude pernambucana e evidencia a importância do incentivo ao esporte aliado à educação. Com o resultado, Jhon Xavier se consolida como um dos grandes nomes da nova geração do pentatlo moderno no Brasil. Atenciosamente,

Rafael Gueiros.

Superintendência de Comunicação|Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco – SEE-PE

Carlos Peruca 26 ago 2025 - 9:23m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – festa agosto
Recife é pra ficar – até 25/08
Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09

Recife é pra ficar – até 25/08
São Lourenço – festa agosto
Prefeitura de Tracunhaém
Governo Pe – prestação de contas 04/08 até 02/09