
Secretaria de Administração Penitenciária certifica egressos em cursos profissionalizantes
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), por meio do Patronato Penitenciário, realizou, nesta sexta-feira (18), uma cerimônia de formação profissional de 45 egressos do sistema prisional em três áreas profissionalizantes. O evento ocorreu na Faculdade Alpha, no bairro da Boa Vista, instituição parceira na ação, por meio do Programa Qualifica Comunidade. Os egressos do sistema prisional são as pessoas que estão sob o regime aberto ou em livramento condicional, acompanhados pelo Patronato.
Na ocasião, receberam os certificados 45 alunos, sendo dez do curso de design de sobrancelhas, 15 de cuidador de idosos e 20 de elétrica básica. A cerimônia contou com os familiares dos reeducandos, equipes da SEAP, do Patronato e da Faculdade Alpha. Os três cursos ocorreram entre os meses de maio e julho, com aulas práticas e teóricas, somando 40 horas cada um deles.
A superintendente do Patronato Penitenciário, Anna Rafaella, falou sobre a reestruturação do órgão. “Todo o processo de mudança, de melhoria pelo qual o Patronato está passando é para ofertar melhor assistência a vocês [reeducandos] e suas famílias. É importante que vocês reconheçam o Patronato não só como o local onde vocês assinam, mas onde são acolhidos e com quem podem contar nesse processo de reinserção social”. Ela ressaltou também a importância dos cursos e a autonomia que essas áreas de atuação oferecem.
“A gente ofereceu cursos para essas pessoas para que elas tenham uma nova vida, uma nova carreira, para que tenham oportunidade no mercado”, afirmou a professora do curso de design de sobrancelhas, Stefaniny Carvalho, da faculdade. A cerimônia contou com músicas e falas de incentivo para que os participantes se reconheçam, de fato, como profissionais, bem como da importância da seriedade no mercado de trabalho. “Já tenho cinco cursos concluídos pelo Patronato e já estou trabalhando, agora é só alcançar minha liberdade”, contou o reeducando Marcos Paulo da Silva, 37 anos.
Estiveram presentes também no evento o gerente-geral de Ressocialização da SEAP, Augusto Sales; a professora Letícia Lopes e a diretora Luciana Victor, ambas da Alpha; os gerentes do Patronato, Priscilla Cabral e Renato Hazin, a gerente da Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima, Elisângela Santana; e representantes do Instituto Recomeçar.



Imagens: Franci Almeida/SEAP
Deixe uma resposta