
Saúde da Paraíba registra quase 3 mil atendimentos no Posto Médico do Parque do Povo
Durante os 38 dias de festa do Maior São João do Mundo, o Posto Médico Avançado instalado no Parque do Povo atendeu 2.990 pessoas, em Campina Grande. A estrutura, montada pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), funcionou diariamente de 30 de maio a 6 de julho e foi essencial para garantir o suporte de saúde aos forrozeiros que participaram dos festejos. Em comparação ao ano passado, quando foram contabilizadas 2.035 assistências, os atendimentos aumentaram 46,9%.
Além das assistências de saúde, foram registradas 120 transferências para a realização de atendimento especializado, tanto no Hospital de Trauma de Campina Grande quanto nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Nesse último fim de semana, foram 438 atendimentos e 31 transferências feitas pelas ambulâncias da rede estadual de saúde.
A maioria dos atendimentos foi para o público feminino (2.092), enquanto 898 homens passaram pela unidade. A faixa etária predominante entre os pacientes foi de 20 a 29 anos, seguida por pessoas entre 30 e 39 anos. Os principais motivos de atendimento incluíram intoxicação alcoólica (749 casos), náuseas (519 casos), mal-estar (433 casos) e crise de ansiedade (248 casos). A cidade de Campina Grande concentrou a maioria dos atendimentos, seguida por pacientes vindos de Queimadas, João Pessoa, Aroeiras, Pocinhos, Esperança, Lagoa Seca e outras cidades da região.
O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, enfatizou a importância do equipamento para a segurança da saúde de quem passou pela festa. “O trabalho realizado pelo nosso time, durante o São João de Campina Grande, foi mais uma vez uma experiência muito exitosa. Quase 3 mil pessoas foram atendidas em nossa estrutura, que contou com uma assistência completa, tanto em termos de profissionais, quanto de equipamentos. Demos respostas rápidas, evitando o deslocamento desses pacientes para os hospitais”, pontuou.
O posto médico contou com uma estrutura composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutor socorrista e profissionais administrativos do Hospital de Trauma de Campina Grande e Hospital de Clínicas. Este ano, o espaço também contou com um leito de UTI para a estabilização de pacientes em casos mais graves. Para casos de alterações cardíacas, esteve de plantão durante o período da festa uma equipe do programa Coração Paraibano, para atendimentos imediatos, dando início aos procedimentos no próprio posto e direcionando o paciente para a unidade de referência mais próxima. O posto também contou com duas ambulâncias para as ocorrências que exigiram remoções. Esse foi o terceiro ano consecutivo que a Saúde da Paraíba disponibilizou a estrutura para o evento
Deixe uma resposta