
Prefeito Mano Medeiros prestigia abertura da 25ª Fenearte e celebra participação do Jaboatão dos Guararapes
Nesta quarta-feira (9), o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, prestigiou a abertura oficial da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que reúne milhares de artesãos e artistas de todo o estado, do Brasil e de outros países. Realizado no Centro de Convenções, em Olinda, o evento — considerado a maior feira de artesanato da América Latina — conta com a presença do município em diversas iniciativas e espaços.
Após acompanhar a chegada da governadora Raquel Lyra, da vice-governadora Priscila Krause e de outras autoridades, o gestor jaboatonense percorreu alguns corredores da Fenearte. Na alameda principal, Mano visitou os três mestres de Jaboatão dos Guararapes que estão com estandes individuais: Cunha, Saúba e Nicola. Em seguida, o prefeito esteve no estande institucional de Jaboatão dos Guararapes, localizado no número 357 da Rua 14 das prefeituras. No local, 18 artesãos que participam de ações da Economia Solidária e da Feira da Mulher Empreendedora estarão expondo seus produtos até o dia 20 de julho.
“Jaboatão tem cultura, tem tradição e tem artesãos e artistas muito talentosos, que levam o nome do município para todos os cantos. Para nós, da Prefeitura, é um orgulho valorizar e prestigiar esses nomes de Jaboatão — tanto os nossos mestres quanto todos que estão no estande do município. Quem vier à Fenearte não pode deixar de passar na Rua 14 e conhecer o trabalho dos nossos artesãos”, afirmou o prefeito Mano Medeiros, reforçando que a cultura de Jaboatão está presente na Fenearte.
Entre as expositoras do primeiro dia, está a pintora e professora de artes Sandra Queiroz, que há 30 anos se dedica aos pincéis, produzindo trabalhos em telas. “A Fenearte é boa de toda maneira, pois sempre proporciona oportunidades de fazer boas vendas. Além disso, como dou aulas, também divulgo meu trabalho como professora”, contou a artista, moradora de Piedade e participante da Feira da Mulher Empreendedora.
Outro artista de Jaboatão presente na Fenearte é o Mestre Nicola, que desde a primeira edição, há 25 anos, expõe suas esculturas em pedra e madeira. “Minha temática preferida é o barroco. Faço anjos em pedra calcária, com uma conotação de fragmento, como se fossem retirados de ruínas. Estar na Fenearte é muito válido, pois você vende diretamente para o consumidor final e para lojistas. Este ano, trouxe 40 peças e, só nesse primeiro dia, já vendi 11”, relatou o mestre escultor, morador de Barra de Jangada.
Além dos mestres e do estande institucional, Jaboatão também marca presença na Fenearte 2025 com a participação de empreendedores do Roteiro de Turismo Rural, que comercializam alimentos derivados de mandioca e macaxeira. Também está prevista a realização de um passeio, dentro da programação da feira, a dois equipamentos turísticos do município voltados ao turismo rural.

Fotos: Leandro de Santana
Deixe uma resposta