
Obra de Maria acolhe jovens peregrinos vítimas de golpe
Grupos serão auxiliados pela comunidade para participar
do Jubileu da Juventude, em Roma
A comunidade Obra de Maria se mobilizou para ajudar jovens que tiveram suas viagens canceladas por uma agência de turismo para participar do Jubileu da Juventude, encontro com o Papa que acontece em Roma, na Itália, no fim de julho. Os peregrinos descobriram, no início deste mês, que passagens, hospedagens e inscrições no evento não haviam sido efetivadas pela agência contratada. Grupos de Brasília, Rondônia, Manaus e Orlândia (SP) foram surpreendidos pela notícia. Ao todo, cerca de 151 pessoas foram lesadas.
A agência de peregrinações da Obra de Maria, que este ano organiza a participação de mais de 900 jovens no evento, decidiu acolher parte dos afetados em Brasília, Manaus e Porto Velho. “Soubemos do ocorrido, quando missionários da nossa filial da Obra de Maria em Brasília, conversaram com um grupo de jovens pedindo ajuda”, disse Gilberto Barbosa, Fundador da Obra de Maria. “Organizamos grupos para a Jornada Mundial da Juventude há mais de 25 anos. Temos experiência, principalmente quando é em Roma, onde trabalhamos há 35 anos com turismo religioso”, afirmou Gilberto Barbosa. “Com o conhecimento que temos, conseguimos um preço especial, menos da metade do que eles pagaram, atendendo ao que eles precisam, e com segurança”.
ESPERANÇA VIVA
Os jovens estavam se organizando para a viagem há dois anos, arrecadando recursos por meio de rifas, bazares, vendas de doces e doações. Por se tratar de um jubileu, que ocorre a cada 25 anos, a expectativa era ainda maior. Em vídeo nas redes sociais, integrantes do grupo de Taguatinga do Sul, no Distrito Federal, relataram a situação e anunciaram uma vaquinha e uma rifa solidária. “Perdemos tudo, mas não perdemos a esperança. Cremos na providência de Deus. Não queremos ir a Roma por turismo, nossa missão é evangelizar e mostrar que a juventude da Igreja está viva”, diz um trecho do vídeo.
“Somos muito gratos pela ajuda que a Obra de Maria está nos dando para conseguir passagens aéreas e hospedagens a preço de custo junto aos fornecedores”, informou Luiz Alexandre Barra Souza Xavier, coordenador do grupo de peregrinos das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Carmo, em Taguatinga do Sul. Luiz explicou que são 28 pessoas da paróquia que vão fazer a viagem, sendo que sete delas compraram passagens aéreas através de milhas e de uma promoção no final de semana, precisando apenas da hospedagem. Os demais, 21 pessoas, estão se mobilizando com campanhas de arrecadação através da internet e vendendo doces para conseguir os recursos.
Quem desejar colaborar com o grupo pode contribuir por meio da chave PIX: matheusomm@hotmail.com ou pela vaquinha online: https://www.vakinha.com.br/5603460
CORRIDA CONTRA O TEMPO
Segundo Gilberto Barbosa, a Obra de Maria, que tem um trabalho evangelização espalhado por 63 países, está em contato com parceiros e conseguiu viabilizar hospedagem e passagens com valor simbólico, em torno de R$ 8.000,00, bem abaixo dos cerca de R$18 mil investidos por cada peregrino na viagem. Embora a agência responsável tenha prometido um plano de ressarcimento e tenha sido notificada pelo Procon-SP, muitos jovens não têm condições de arcar com novos custos no curto prazo para participar a tempo do Jubileu.
“Não tem como não ajudar se você pode. Nosso carisma é jovem, e é feito principalmente para os jovens. (…) “É muito triste, pois é um sonho que está sendo desfeito de uma forma que eles não esperavam. Não estou culpando ninguém, mas trabalho muito com jovens e posso imaginar como está sendo difícil para eles”, lamentou Gilberto.
SUPORTE PSICOLÓGICO
A comunidade mobilizou voluntários e missionários para oferecer suporte psicológico, orientação pastoral e encaminhamentos possíveis, mesmo com o pouco tempo e recursos disponíveis. Gilberto enfatizou a importância do trabalho de evangelização desses jovens, “Tem peregrinos de vários lugares do Brasil (nessa situação). Eles são do movimento do Neocatecumenato, e são os que levam mais jovens para esse tipo de movimento. Admiro muito o trabalho deles, centralizado na pessoa de Jesus Cristo”.
Gilberto Barbosa acredita que, com o apoio da Obra de Maria e a solidariedade de familiares, parceiros e doadores, ainda há esperança de que muitos desses jovens consigam realizar o sonho de estar em Roma para viver esse momento único de fé e comunhão com o Papa. “Como dizia Dom Helder Câmara: “Sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas sonhar junto se torna realidade”. Gostaria que quem pudesse ajudá-los, ajudasse, para que esse sonho, que foi tão sonhado, se tornasse realidade.” concluiu.
AJUDA EM ISRAEL
Essa não é a primeira vez que a Obra de Maria se mobiliza em solidariedade a peregrinos em dificuldades. Em março de 2023, a comunidade prestou apoio emergencial a um grupo de 46 pernambucanos durante uma viagem a Israel. Os peregrinos haviam adquirido pacotes e, ao chegarem ao destino, descobriram que a empresa não havia pago pelos transportes nem pelas hospedagens previstas.
Diante da situação, a comunidade conseguiu negociar com hotéis e empresas de transporte, oferecendo uma carta de crédito como garantia para cobrir os custos e assegurar a continuidade da viagem. A ação reafirma o compromisso da comunidade em servir, acolher e socorrer com responsabilidade e fé.
Deixe uma resposta