Destaques Julho Amarelo: Apaf orienta sobre a prevenção das hepatites virais

Julho Amarelo: Apaf orienta sobre a prevenção das hepatites virais


A Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (Apaf), localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife, está realizando a campanha Julho Amarelo, voltada para a conscientização sobre as hepatites virais, doenças que atingem o fígado e podem causar desde alterações leves até quadros graves, como cirrose e câncer hepático. O presidente da instituição e hepatologista Cláudio Lacerda aproveita a campanha para esclarecer algumas dúvidas e orientar sobre cuidados.

“As hepatites virais são uma ameaça silenciosa à saúde pública. Muitas pessoas não sabem que estão infectadas e, se não tratadas adequadamente, podem desenvolver complicações graves, como cirrose e câncer de fígado. É fundamental que as pessoas façam exames regulares e busquem orientação médica se tiverem sintomas ou fatores de risco”, afirma o médico.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022 aproximadamente 254 milhões de pessoas estavam infectadas por hepatite B, e 50 milhões por hepatite C em todo o mundo, resultando em 1,34 milhão de mortes, principalmente por complicações como cirrose e carcinoma hepatocelular (CHC). A OMS projeta que, até 2040, as hepatites B e C poderão causar mais mortes do que tuberculose, HIV, Aids e malária somadas.

O especialista destaca que existem três tipos de hepatites virais: A, B e C. “A hepatite A e B são preveníveis através de vacinação e por isso há um declínio na incidência e prevalência dessas doenças. Já a hepatite C não tem vacina para preveni-la, mas é tratável por meio de medicamentos disponíveis no SUS. A hepatite A é geralmente transmitida por via fecal-oral, enquanto a hepatite B e C são transmitidas por contato com sangue e fluidos corporais infectados. A prevenção é fundamental, e inclui medidas como vacinação, uso de preservativos e higiene adequada”, explica.

Durante o Julho Amarelo a Apaf reforça a importância da conscientização e da prevenção. “Vamos aproveitar essa oportunidade para informar e educar a população sobre as hepatites virais. Juntos, podemos reduzir a incidência dessas doenças e melhorar a saúde da população”, finaliza Dr. Cláudio.

ASSOCIAÇÃO – A Apaf tem 24 anos de fundação e oferece apoio socioassistencial e de saúde aos pacientes atendidos pela Unidade de Transplante de Fígado (UTF), vinculada ao hospital Universitário Oswaldo Cruz- HUOC. Realiza, em média, 16 mil atendimentos por ano. A organização é mantida por doações de pessoas físicas e empresas, e conta com uma casa que acolhe pacientes e acompanhantes de diversos estados brasileiros. Na Casa de Acolhimento a Apaf garante estadia e alimentação gratuita.

Conheça a Apaf – @amigosdaapaf

Foto: Divulgs/Apaf

Carlos Peruca 08 jul 2025 - 18:45m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de São Lourenço – Título
Prefeitura do Recife
Prefeitura de Tracunhaém

Prefeitura de São Lourenço – Título
Prefeitura de Tracunhaém
Prefeitura do Recife