
Jaboatão dos Guararapes recebe encontro do “FNAS pelo Brasil”
Jaboatão dos Guararapes está recebendo o encontro “FNAS pelo Brasil”, que reúne gestores da assistência social de 93 municípios de todo o Estado para fornecer assessoramento técnico sobre a gestão financeira do sistema público de Assistência Social nos municípios. Nesta sexta (11), o encontro aconteceu no Cine Teatro Samuel Campelo, em Jaboatão Centro, reunindo cerca de 300 participantes. O evento é realizado pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Mila Aguiar, reforçou a parceria entre o município, Governo Estadual e Governo Federal. “Sediar este encontro do FNAS pelo Brasil em Jaboatão destaca nosso município como referência no fortalecimento da gestão do SUAS. A presença de mais de 90 municípios pernambucanos reflete o compromisso do Estado com a política de assistência social e fortalece, em articulação com o Governo Federal, os avanços necessários para todo o Brasil”, disse Mila Aguiar.
Também estiveram presentes o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga; o representante do MDS e Diretor Executivo do FNAS, José Arimatéia de Oliveira; a secretária executiva de Assistência Social do Estado de Pernambuco, Andreza Sônia Pacheco; a representante do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Lúcia Marquim; e a representante do Colegiado Estadual de Gestores Municipais (CEGEMAS), vice-presidenta Rosemaura Aguiar.
FNAS – O Projeto FNAS pelo Brasil foi criado em 2024 pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), como uma iniciativa estratégica para fortalecer a gestão da política de Assistência Social no Brasil, garantindo a formação, qualificação, apoio e assessoramento técnico aos gestores municipais, estaduais e Conselheiros da Assistência Social.
Coordenado pelo FNAS, liderado pela Secretaria Nacional de Assistência Social e em parceria com as Secretarias de Assistência Social dos Estados, o projeto, que capacitou por volta de 10 mil pessoas em 2024, tem como principal objetivo garantir a qualificação e eficiência para boa execução dos investimentos no SUAS, aprimorar a capacidade dos entes na gestão eficiente dos recursos, além de apoio e assessoramento com resposta rápida aos gestores municipais e estaduais.


Fotos: Josué da Mata
Deixe uma resposta