Destaques HSE registra aumento no número de cirurgias geraisUm total de 325 procedimentos foram realizados nos meses de abril, maio e junho deste ano, e 278 no mesmo período de 2024.

HSE registra aumento no número de cirurgias geraisUm total de 325 procedimentos foram realizados nos meses de abril, maio e junho deste ano, e 278 no mesmo período de 2024.


O Hospital dos Servidores do Estado (HSE), no bairro do Espinheiro, contabilizou um aumento no número de cirurgias gerais no segundo trimestre deste ano. Abril, maio e junho registraram um total de 325 procedimentos, enquanto que no mesmo período de 2024, foram 278.

A demanda maior, de acordo com a Clínica de Cirurgia Geral foram: as cirurgias do sistema digestivo, como, fígado, pâncreas, estômago, vesícula, hérnias da parede abdominal, e muitos destes procedimentos realizados por videolaparoscopia; além dos procedimentos para retirada de cistos sebáceos; lipomas; operações para tratar hemorróidas, entre outras. A equipe, que atua no atendimento e realização das operações, é formada por 10 profissionais que atuam em oito salas do bloco cirúrgico.

De acordo com o chefe da Clínica de Cirurgia Geral, Marconi Meira, o aumento se deve ao empenho dos médicos cirurgiões na melhoria do atendimento, e a alguns mutirões de cirurgias de vesícula, de hérnia, bariátrica e pequenas cirurgias ambulatoriais. “Temos uma grande demanda no HSE, e estamos trabalhando cada vez mais para possibilitar a realização dos procedimentos, de forma mais eficiente e com equipamentos modernos, a fim de permitir bons resultados aos nossos pacientes”, ressalta Marconi.

A chegada de novos equipamentos e reabertura de novas salas de cirurgias, em 2024, também contribuíram para a elevação no número de cirurgias. Foram nove mesas cirúrgicas, seis bombas de infusão, nove bisturis elétricos, dois equipamentos de ultrassom com doppler colorido; duas torres completas para videocirurgia; seis bombas de anestesia venosa e uma lâmpada de fenda para exames oftalmológicos.

Formando Cirurgião – O HSE também possui o Programa de Residência em Cirurgia Geral, desde 1994, que atualmente disponibiliza três vagas anualmente para médicos recém-formados interessados na área. Eles vivenciam o dia a dia de um cirurgião e operam sob a supervisão dos cirurgiões preceptores do serviço. O hospital é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica e possui qualificação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), oferecendo ainda programas de residência nas áreas de Clínica Médica, Anestesiologia e mais recentemente, Geriatria.

O chefe da Clínica de Cirurgia Geral do HSE, que também é presidente da Comissão de Residência Médica do hospital e coordenador do Internato em cirurgia, Marconi Meira acompanha de perto a formação desses profissionais e reforça o perfil do cirurgião. “Tem que ter qualificação técnica e teórico prática, ser objetivo, criterioso, resolutivo e com senso de julgamento”.

O Dia do Cirurgião Geral é 30 de julho. A data foi escolhida por ser o dia de fundação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) em 1929, com o objetivo de homenagear esses médicos capacitados para realizar diferentes procedimentos, e que são essenciais para qualquer unidade de atendimento, principalmente nos serviços de urgência e emergência.

Carlos Peruca 29 jul 2025 - 19:51m

0 Comentários

Deixe uma resposta


São Lourenço – festa agosto
Prefeitura de Tracunhaém

São Lourenço – festa agosto
Prefeitura de Tracunhaém