Destaques Governo de Pernambuco anuncia construção de 4,6 mil cisternas em mais de 30 municípios atingidos pela estiagem

Governo de Pernambuco anuncia construção de 4,6 mil cisternas em mais de 30 municípios atingidos pela estiagem


Iniciativa tem investimento de R$ 40 milhões e vai beneficiar famílias em 38 cidades do Sertão, Agreste e Zona da Mata

O Governo do Estado irá construir 4.654 cisternas em áreas rurais de 38 municípios pernambucanos. A iniciativa ocorre por meio de chamamento público, publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (25) para atender às localidades afetadas pela estiagem. O investimento de R$ 40 milhões será aplicado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), para construção de cisternas que irão garantir o acesso à água para consumo humano, produção de alimentos e criação de pequenos animais das famílias que vivem em áreas rurais e comunidades tradicionais.

A governadora Raquel Lyra ressalta que a iniciativa garante mais dignidade para milhares de famílias pernambucanas. “Nosso governo tem o compromisso de levar água para todos aqueles que convivem há anos com a escassez. Para isso, buscamos alternativas que atendam às necessidades de cada região. E a construção de cisternas permite que as pessoas possam plantar, criar gados, na terra onde moram, valorizando suas raízes. Dessa forma, estamos construindo o Estado mais justo e resiliente para todos”, afirmou.

O projeto será implementado em 38 municípios pernambucanos, distribuídos entre as regiões do Sertão, Agreste e Zona da Mata. As cisternas beneficiarão prioritariamente famílias de baixa renda em zonas rurais, agricultores familiares e populações em situação de insegurança hídrica e alimentar. O projeto será executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), dentro do Programa Cisternas. A previsão é de que as obras sejam concluídas em até 12 meses.

Serão construídos dois tipos de cisterna, com finalidades distintas. O primeiro modelo, conhecido como cisterna de placas, possui capacidade de 16 mil litros e é destinado ao armazenamento de água de chuva para consumo humano. Serão implantadas 4.312 unidades deste tipo. Já o segundo modelo, a cisterna calçadão, tem capacidade de 52 mil litros e será usado para apoiar a produção de alimentos e a criação de pequenos animais. Destas, serão implantadas 342 cisternas.

“A construção das cisternas fortalece a agricultura familiar, reduz a dependência de carros-pipa, promove a saúde pública ao evitar doenças de veiculação hídrica e contribui para a autonomia das comunidades rurais. Também representa uma resposta concreta aos efeitos das mudanças climáticas, reforçando a resiliência e a capacidade de adaptação da população do Semiárido”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Cícero Moraes.

A escolha dos municípios pernambucanos inseridos no convênio entre a Secretaria estadual e o Ministério levou em conta a vulnerabilidade dos produtores rurais em localidades que ainda não haviam sido contempladas com o Programa Cisternas, de acordo com critérios estabelecidos pelo governo federal. Seguindo essas diretrizes, pelo menos 70% das cisternas de segunda água (calçadão) serão destinadas a mulheres, e 50% das cisternas de primeira água (placas) beneficiarão povos e comunidades tradicionais.

Além da instalação da cisterna, as famílias beneficiadas também receberão acompanhamento técnico voltado à inclusão produtiva. A divisão por lotes segue os critérios determinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e prevê a seguinte distribuição:

  • LOTE 1 (Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica):
    Santa Cruz da Baixa Verde
    Salgueiro
    Cedro
    Betânia
    Serrita
    Calumbi
    Verdejante
    Terra Nova
    Carnaubeira da Penha
  • LOTE 2 (Agreste Meridional)
    Calçado
    Tupanatinga
    Jucati
    Lajedo
    São João
    Itaíba
    Águas Belas
    Iati
    Canhotinho
    Saloá
  • LOTE 3 (Mata Sul e Norte, Agreste Central e Setentrional)
    Carpina
    Casinhas
    Chã Grande
    Cupira
    Frei Miguelinho
    Limoeiro
    Pombos
    Santa Cruz do Capibaribe
    Toritama
    Tracunhaém
  • LOTE 4 (Agreste Central)
    Panelas
    Sairé
    Brejo da Madre de Deus
    Cachoeirinha
  • LOTE 5 (Sertão de Itaparica, São Francisco e Araripe)
    Belém de São Francisco
    Ipubi
    Orocó
    Afrânio
    Petrolina

Foto: Hesíodo Góes/Secom

Carlos Peruca 26 jul 2025 - 13:56m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – festa agosto
Prefeitura do Recife – Conde

Prefeitura de Tracunhaém
São Lourenço – festa agosto
Prefeitura do Recife – Conde