
Carpina realiza conferência de Políticas Públicas para Mulheres
A Prefeitura de Carpina, por meio da Secretaria da Mulher, realizou a 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Carpina nesta terça-feira (15). Com o tema “Mulheres em Movimento: por mais direitos, participação e conquistas em Carpina”, o evento contou com a presença de representantes da sociedade civil e de autoridades que, juntos, discutiram eixos de relevância para as mulheres do município.
No primeiro momento, o evento contou com palestras inspiradoras de mulheres de referência. A primeira foi Walkíria Alves, psicóloga com trajetória reconhecida na área de políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero e enfrentamento à violência contra a mulher. Atualmente, ela exerce função de Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres do Estado de Pernambuco. A segunda foi Roseana Faneco, fundadora e presidente do Instituto Faneco. Além disso, ela também é marcada por ter sido a primeira presidente mulher da 7ª ONG do mundo, a Junior Achievement em Pernambuco.
Já no segundo momento, o público presente foi distribuído em salas para dar início às discussões sobre os eixos temáticos, que foram:
- Poder e Participação das Mulheres: Conquistas, Desafios e Estratégias de Ampliação;
- Políticas Públicas para as Mulheres: Implementação, Financiamento, Desafios Territoriais e Controle Social;
- Enfrentamento das Violências contra as Mulheres: Avanços Legislativos, Mecanismos de Proteção e Fortalecimento da Rede de Enfrentamento;
- Autonomia Econômica, Direitos Sexuais e Reprodutivos: Pilares para a Igualdade e o Desenvolvimento;
- Mulheres, Diversidades e Interseccionalidades: Construindo Políticas Inclusivas.
Com os resultados obtidos na conferência, será possível entender as principais demandas das mulheres de Carpina. A partir disso, cada necessidade será transformada em sugestão de política pública e, posteriormente, apresentada ao poder municipal, estadual e até nacional, em momento oportuno.

Deixe uma resposta