Destaques “Além das expectativas”: Comerciantes comemoram resultados da 42ª edição do Maior São João do Mundo

“Além das expectativas”: Comerciantes comemoram resultados da 42ª edição do Maior São João do Mundo


Chegando ao seu 38º e último dia, o Maior São João do Mundo encerra mais uma edição histórica em Campina Grande

Mais que uma festa de tradição e cultura, o evento se consolidou como uma força econômica pulsante que movimenta milhares de trabalhadores e empreendedores. Os resultados, segundo comerciantes e representantes do setor, superaram todas as expectativas.

Só no Parque do Povo, 457 unidades comerciais foram credenciadas este ano, contribuindo diretamente para a dinâmica econômica da cidade. Precisamente foram credenciados comerciantes de 43 quiosques, 12 restaurantes, 148 barracas (sendo 13 no Parque Evaldo Cruz) e 254 ambulantes (152 de bebidas e 102 de produtos diversos)

Para muitos, como o ambulante Johan Michel, a experiência foi surpreendentemente positiva, destacando a movimentação em grandes dias de show.

“Foi uma grande movimentação, principalmente no início e agora na reta final da festa. As pessoas vieram ao Parque do Povo, se divertiram e compraram mesmo. Com certeza estarei aqui novamente no próximo ano”, afirmou.

A Associação dos Comerciantes do Maior São João do Mundo (ACMSJM) também comemorou os resultados. Segundo o presidente da entidade, Lucinei Cavalcante, a edição de 2025 ficará marcada pela consolidação da profissionalização do evento.

“Uma das nossas maiores lutas desde que a associação foi criada era ter um diálogo com a organização. Hoje temos esse canal aberto com a empresa Arte Produções, o que facilitou muito. Essa profissionalização se intensificou desde 2023 e, agora, em 2025, se consolidou”, afirmou Lucinei.

Ele explicou que o desempenho das vendas depende de fatores como localização do ponto, tipo de produto, atendimento e motivação da equipe. O saldo geral foi positivo, com aumento médio de 20% nas vendas em relação a 2024, que já havia sido apontado por pesquisas como a melhor edição até então.

Além disso, Lucinei destacou os avanços obtidos com a atuação da associação: projetos como o concurso de decoração junina, intermediação entre fornecedores e comerciantes, orientação sobre atendimento e vendas, busca por financiamentos e apoio na burocracia de protocolos com órgãos como o Corpo de Bombeiros e o TNSGIS. “Hoje temos o Corpo de Bombeiros atendendo dentro do Parque do Povo, alinhado com a organização, o que facilitou muito nosso trabalho”, completou.

Com 32 anos de atuação no Parque do Povo, a comerciante Franciilda dos Santos, mais conhecida como “Fia Bom que Dói”, também aprovou a edição. “Organização muito boa, patrocínios bons, festa linda e decoração excelente. Todos os meus pedidos foram atendidos, como a pia para lavar pratos, que a empresa colocou. As atrações também estavam muito boas”, contou.

Ela destacou ainda que, mesmo com a chuva em alguns dias, as vendas foram satisfatórias. “Com chuva ou sem chuva, foi lotado, graças a meu bom Jesus. No Dia dos Namorados, por exemplo, batemos recorde de vendas pelo terceiro ano seguido. Outro dia que antes não era tão bom, mas que agora é, é o dia de encerramento. Desde que a Arte Produções entrou o encerramento sempre tem grande público”

Já a empresária Clarice Bazante, do tradicional Pastel da Liberdade, celebrou o desempenho da sua barraca, que chegou à 17ª participação no evento. “Esse ano superou nossas expectativas. A programação diferenciada e o palco cultural em frente trouxeram maior visibilidade. Foi muito satisfatório para nós”, declarou.

Clarice revelou que, nos dias de maior movimento, os pedidos ultrapassaram os 300 por dia, com um aumento de 10% a 15% nas vendas, superando a previsão inicial da equipe. “A cada ano, a Arte Produções nos surpreende. As expectativas já estão altas para 2026”, afirmou.

Com números expressivos, expectativas superadas e crescimento confirmado pelas vendas, a 42ª edição do Maior São João do Mundo reforça seu papel não apenas como patrimônio cultural, mas como pilar da economia de Campina Grande.

Ministério da Cultura, Brahma, 7K, PicPay e Petrobras apresentam “O Maior São João do Mundo”.

Patrocínio: Porto, Natura, BB consórcios, Loterias Caixa, Bradesco, Proxxima, Will Bank, Ballantines, L’oréal Elseve, Sempre Livre, Brasil Gás, Assai, Seara, Primor, Matuta, Azul Linhas Aéreas, Baygon, Redepharma, Casas Bahia, Amvox, Energisa, Cremer, Sazon, São Bráz, Renner, Engov, Neosaldina, Beats, Indaiá, Pepsi, Esmaltec, Sunless, Sanavita, A&C, Sua Música, Familhão+Vybbe, BR Mania, Red Bull, Farinha Láctea Nestlé, Ministério do turismo e Sesc/Senac.

Realização: Arte Produções, Prefeitura municipal de Campina Grande e Governo Federal

Carlos Peruca 07 jul 2025 - 8:36m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de Tracunhaém
Prefeitura de São Lourenço – Título
Prefeitura do Recife

Prefeitura de Tracunhaém
Prefeitura de São Lourenço – Título
Prefeitura do Recife