
SCJ-PE leva Caravana das Juventudes para Ouricuri, no Sertão do estado, nesta quarta-feira (14)
PpJovens de 15 a 29 poderão emitir documentos, atualizar a carteira de vacinação, além de se inscrever em programas estaduais de qualificação
Nesta quarta-feira (14), a cidade de Ouricuri, no Sertão do Araripe, receberá a Caravana das Juventudes, uma ação promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ-PE). A iniciativa, que integra a celebração pelos 122 anos de emancipação política da cidade, irá ocorrer na Escola Municipal São Sebastião, das 8h às 12h, e tem como objetivo levar serviços de cidadania diretamente à população jovem, com foco na faixa etária de 15 a 29 anos.
A Caravana irá disponibilizar de forma gratuita emissão de RG, CPF e certidões, atualização de vacinas, inscrições no programa federal ID Jovem, além de ofertar conteúdos informativos sobre a inclusão de jovens nos programas estaduais de qualificação, palestras, inscrições no CAF Jovem, informações sobre direito do consumidor e orientação sobre serviços de crédito empresarial jovem.
A proposta é garantir que os jovens tenham acesso à serviços essenciais de cidadania, fortalecendo vínculos institucionais e promovendo equidade no acesso a direitos básicos, sobretudo para aqueles em situação de vulnerabilidade social, ainda mais marcante em regiões interioranas como o Sertão do Araripe.
Para a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles, a presença da Caravana em Ouricuri representa um compromisso com a interiorização das ações da pasta. “Levar essa ação a Ouricuri, no contexto do aniversário do município, reforça nosso esforço em ampliar a presença do Estado junto à juventude sertaneja. É um passo importante para fortalecer a inclusão e o protagonismo dos jovens da região, além de garantir que todos possam ter acesso às ferramentas necessárias para seu desenvolvimento pessoal e profissional”, ressalta.
A Caravana faz parte de um conjunto de iniciativas da SCJ-PE, em parceria com as secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), de Assistência Social (SAS), da Mulher (SecMulher) e de Defesa Social (SDS), que têm como prioridade o fortalecimento das políticas públicas juvenis em todas as regiões do estado, com especial atenção aos municípios do interior.


Deixe uma resposta