
PMPE retira de circulação mais de 4.700 armas brancas das ruas do Centro do Recife e áreas próximas
Em um período de dois anos, a Operativa da SDS realizou apreensões de diversos tipos de artefatos, coibindo, dessa maneira, a prática de crimes violentos letais e contra o patrimônio
Visando reforçar a segurança e preservar a ordem no Centro do Recife e áreas próximas, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) segue intensificando as ações de combate às diversas modalidades criminosas, muitas vezes praticadas com o uso de armas brancas. Em um período de dois anos, a PMPE retirou de circulação das ruas, dessa região que é conhecida como o coração da capital pernambucana, um total de 4.781 unidades desse tipo de artefato, que é utilizado para a prática de crimes violentos letais e contra o patrimônio. Apenas de janeiro a abril deste ano, foram 163 apreensões.
As ações preventivas e abordagens no Centro do Recife e áreas próximas são realizadas rotineiramente pelas equipes do 16° Batalhão, que têm se destacado na apreensão de objetos cortantes e perfurantes, como facas, foices, facões, tesouras e similares. No total, foram 1.547 facas tipo peixeira, 2.822 facas de serra, 157 facões, 106 estiletes e 149 tesouras.
É importante ressaltar que, além dos 4.781 objetos apreendidos, as ocorrências encaminhadas às delegacias da Polícia Civil, nos últimos dois anos, também resultaram em 2.093 apreensões de diversos tipos de armas brancas. “A área de atuação do 16° BPM registra elevada incidência de delitos praticados com armas brancas, exigindo atenção redobrada a essa conduta. Por isso, medidas preventivas como fiscalização rigorosa e conscientização são essenciais para coibir a prática de crimes e garantir a segurança de moradores, transeuntes e trabalhadores da região”, afirmou a tenente-coronel Denize Manso, comandante do 16° BPM.
Ao longo desse período, os objetos permaneceram armazenados no Batalhão, no bairro de São José, sendo separados e entregues em ferros-velhos no último dia 30 de abril para a reciclagem adequada, de forma bastante segura. Dessa forma, as ações do Batalhão estão contribuindo não apenas com a segurança do Centro do Recife, principal local das apreensões, bem como com a preservação do meio ambiente.
CONTRAVENÇÃO – A Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio da PMPE, ressalta que o porte de arma branca fora do domicílio configura contravenção penal, conforme o artigo 19 do Decreto-Lei nº 3.688/1941 (Lei das Contravenções Penais). O porte dessas armas em locais públicos, quando associado à atitude que demonstre potencial lesivo, caracteriza conduta ilícita, segundo o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A tenente-coronel Denize Manso reforça também a importância da população registrar as denúncias. “Essas informações são fundamentais para direcionar o planejamento operacional e intensificar ações que inibam ou reprimam novas práticas delitivas”, pontuou a comandante do 16° BPM.

Deixe uma resposta