
Museu do Barro de Caruaru celebra Semana Nacional do Museu na Casa da Cultura de Pernambuco
O evento acontecerá na quarta-feira, 14 de maio, com acesso gratuito e livre ao público
A partir de um olhar voltado para a inclusão social dentro dos museus e com o tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, a 23ª Semana Nacional dos Museus acontece com atividades descentralizadas em espaços culturais por todo o País, entre os dias 12 e 16 de junho. Em Pernambuco, uma parceria entre o Museu de Barro de Caruaru (Mubac), a Secretaria da Mulher de Caruaru, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE) levará o projeto “Sanfona para Elas” para a Casa da Cultura de Pernambuco – Luiz Gonzaga, composto por apresentações musicais inteiramente femininas. O evento acontecerá na quarta-feira, 14 de maio, das 15h às 17h, com acesso gratuito e livre ao público.
Estreando nos palcos do Recife, a primeira atração do evento será a Orquestra de Sanfonas, só com musicistas mulheres que fazem parte do projeto “Sanfonas para Elas” da Secretaria da Mulher de Caruaru. Em seguida será a vez da banda de forró As Fulô, também de Caruaru e com presença 100% feminina. Na abertura da programação, representantes do Museu de Barro de Caruaru, da Secretaria de Cultura do município e da Casa da Cultura de Pernambuco farão uma explanação sobre a importância da preservação do Patrimônio Cultural pernambucano através da educação e do diálogo com a sociedade. Os subtemas da 23ª Semana Nacional dos Museus este ano são o Patrimônio Imaterial, a Juventude e as Novas Tecnologias.
Anualmente, o Conselho Internacional de Museus (Icom) define um tema global para celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. Esse mote serve também como inspiração para as atividades da Semana Nacional de Museus, um dos principais eventos do setor cultural no País. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus é uma ampla temporada cultural que reúne museus, instituições de memória, centros e espaços culturais de todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo valorizar o papel dos museus na sociedade e fortalecer a conexão dessas instituições com o público, promovendo ações educativas, exposições, debates, oficinas e diversas outras atividades.
“Desde quando o Ibram iniciou esse processo de dar visibilidade aos museus a nível nacional, nós passamos a ter mais um meio de divulgação desses espaços, contribuindo para o aumento das visitações. O tema desta edição nos faz pensar a importância dos Museus e o papel na transformação social da comunidade como um todo. Museu e comunidade, e vice-versa, só assim conseguimos construir um trabalho de união e de valorização da sociedade em todas as classes sociais. A Semana Nacional dos Museus propicia aos museus uma reflexão sobre a importância desses equipamentos perante a comunidade, principalmente as classes menos favorecidas. É uma oportunidade de se pensar o que queremos para os museus e também para desenvolvermos ações que contribuam ainda mais para intensificar a relação com as comunidades”, declara a gestora do Museu de Barro de Caruaru (Mubac), Amélia Campello.

Deixe uma resposta