
Governo de Pernambuco reforça monitoramento e apoio aos municípios atingidos pelas chuvas
Diante das fortes chuvas registradas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata, o Governo de Pernambuco reuniu, mais uma vez, na noite desta sexta-feira (16), equipes de secretarias e órgãos operativos para alinhar medidas emergenciais e reforçar o monitoramento contínuo das áreas de risco. A reunião foi coordenada pela vice-governadora Priscila Krause, representando a governadora Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas. Segundo as previsões da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a chuva deve continuar no final de semana. Neste sábado, a partir das 10h, o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Coronel Ramalho, e um representante da Apac atendem à imprensa para detalhar a previsão climática para os próximos dias e reforçar as medidas de segurança à população.
“De acordo com os alertas da Apac, a chuva deve continuar nos próximos dias e por isso o estado está agindo para apoiar os municípios e a população. Hoje nós reunimos diversos órgãos do governo para garantir respostas ágeis em diversas áreas como a assistência social, defesa civil e segurança”, destacou a vice-governadora.
Entre as ações já adotadas pelo Governo de Pernambuco estão o reforço das equipes da Defesa Civil estadual, com lançamento de plantões extras, e envio de agentes a campo e o apoio técnico às prefeituras na avaliação de áreas de risco e estruturas comprometidas. “Várias equipes já estão de prontidão, não só da Defesa Civil, mas também do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar e a sala de situação do Governo do Estado, já está mobilizada e atuando”, informou o Cel. Ramalho.
O encontro da noite desta sexta-feira reuniu representantes das pastas de Defesa Social (Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar), Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mobilidade e Infraestrutura, Saúde, Recursos Hídricos (Compesa e APAC), Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, além da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas e da Casa Civil.
De acordo com APAC, os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram registrados no Recife (104,7 mm), em São Lourenço da Mata (102,2 mm), Jaboatão dos Guararapes (101,8 mm), Camaragibe (82,8 mm) e Paulista (80,6 mm).
OUTRAS AÇÕES – Além das medidas emergenciais, o governo estadual tem avançado em reformas estruturadoras para reduzir os impactos das chuvas. As obras do sistema de drenagem do Canal do Fragoso, em Olinda, foram retomadas. Em 2023, apenas um contrato estava ativo para a conclusão do projeto; atualmente, são seis contratos em andamento, com previsão de entrega até junho de 2026.
A gestão estadual também retomou as obras das barragens de Panelas II e Gatos, enquanto Igarapeba, Barra de Guabiraba e Engenho Pereira, esta última no Rio Jaboatão, estão com processos de licitação. Juntas, as intervenções somam mais de R$ 500 milhões em investimentos e beneficiarão diretamente milhares de famílias em áreas historicamente afetadas pelas chuvas.
Em Jardim Monte Verde, em Jaboatão dos Guararapes, o governo tem realizado obras de contenção de encostas e urbanização, em um investimento de R$ 51,8 milhões. As intervenções já alcançaram mais de 30% de execução. As obras irão beneficiar diretamente mais de 5 mil pessoas residentes na localidade, além de gerar impacto positivo a mais de 23 mil pessoas nos municípios de Jaboatão e do Recife.


Fotos: Américo Nunes/Vice-governadoria
Deixe uma resposta