
Com participação da Adepe, Pernambuco reforça potencial de investimentos sustentáveis em missão estratégica nos Estados Unidos
Durante a semana, o Governo de Pernambuco esteve nos Estados Unidos para consolidar parcerias nas áreas de inovação, educação, desenvolvimento econômico e meio ambiente. Ao longo da semana, uma missão estadual teve uma agenda intensa de reuniões, visitas técnicas e participação em painéis, com foco na atração de investimentos e na apresentação do potencial pernambucano em inovação, sustentabilidade e economia verde.
Junto com o Governo, a Adepe esteve na comitiva liderada pela governadora Raquel Lyra, com a participação do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, além do secretários Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação); João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais); e a secretária executiva de Imprensa, Daniella Brito.
Um dos pontos altos da agenda foi a participação no seminário “Brasil: 2026 é logo ali”, realizado em Nova Iorque com apoio institucional da Adepe. O evento reuniu investidores, especialistas e representantes do setor público para discutir estratégias de desenvolvimento sustentável e o papel do Nordeste na nova economia verde. Pernambuco apresentou seus avanços em políticas públicas modernas, reforçando o compromisso com um ambiente de negócios atrativo e voltado para o futuro.
“Nos últimos dois anos, Pernambuco tem retomado seu lugar de liderança na geração de empregos e no crescimento da economia, como mostra o nosso PIB que superou a média nacional. Isso é resultado do trabalho que temos feito de equilíbrio fiscal, garantindo a retomada da capacidade de investimento. Aqui em Nova Iorque, apresentamos Pernambuco ao cenário internacional”, destacou a governadora Raquel Lyra.
A missão também marcou um movimento estratégico com a assinatura do contrato que garantirá a chegada de uma nova Unidade Flutuante de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (FSRU) ao Complexo Industrial Portuário de Suape. Fruto de parceria entre a OnCorp e a Shell Américas, o projeto posiciona Pernambuco como polo energético do Nordeste e transforma Suape no primeiro terminal multiusuário de GNL do Brasil, ampliando a oferta de gás natural, atraindo novos investimentos e promovendo desenvolvimento com responsabilidade ambiental.
“Estamos diante de uma nova realidade para Pernambuco. Com gás natural mais competitivo, nossa indústria ganha fôlego, e o estado se torna ainda mais atrativo para novos investimentos e projetos de desenvolvimento sustentável”, comentou André Teixeira Filho, diretor-presidente da Adepe.
Outros compromissos de destaque incluíram a participação da governadora no 14º LIDE Brazil Investment Forum, no Harvard Club, e na 18ª edição da Citi ISO Datagro Sugar and Ethanol Conference – além de encontros promovidos pela Financial Times e pela CNI Brasil, voltados ao fortalecimento da economia verde e das relações comerciais entre Brasil e EUA. A presença de Pernambuco em espaços estratégicos reforça o papel do estado como protagonista da transição energética e da nova economia global.

Deixe uma resposta