Destaques Alepe oferece exames gratuitos para diagnóstico e tratamento do glaucoma

Alepe oferece exames gratuitos para diagnóstico e tratamento do glaucoma


Os agendamentos começam na próxima segunda-feira (12) e vão até a sexta (16). O mutirão é promovido pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia, em parceria com a Fundação Altino Ventura, para marcar o ‘Maio Verde’

A mensagem do ‘Maio Verde’ é clara: não espere pelos sintomas do glaucoma. Considerada “o ladrão silencioso da visão”, a doença avança de forma imperceptível e pode resultar em cegueira irreversível, se não diagnosticada a tempo. Para marcar o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, comemorado em 26 de maio, a Assembleia Legislativa de Pernambuco abre nesta segunda-feira (12/05) os agendamentos para um mutirão de atendimento gratuito em diagnóstico e tratamento da doença. Serão oferecidas 300 vagas à população. A ação é uma parceria com a Fundação Altino Ventura.

Os agendamentos serão realizados, exclusivamente, pela central telefônica da Assembleia Legislativa no período de 12 a 16 de maio (segunda a sexta-feira da próxima semana). Devem ser feitos durante os horários de expediente da Alepe, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16 horas, pelos telefones 3183-2443, 3183-2242 e 3183-2026.

Já os atendimentos serão realizados na semana seguinte, nos dias 20, 21 e 22, das 9h às 16 horas, no pavimento térreo do Edifício Miguel Arraes, sede da Alepe, na Boa Vista. Serão realizados 100 atendimentos por dia. Segundo a Assistente Social e Coordenadora de Projetos Externos da Fundação Altino Ventura, Joana Ferreira, os pacientes agendados serão atendidos por oftalmologistas que farão a medição da pressão intraocular e o exame de fundo de olho, compondo assim a triagem para o glaucoma.

“Caso a equipe médica identifique a necessidade de exames complementares ou suspeita de diagnóstico de glaucoma, o paciente será encaminhado à Fundação Altino Ventura para investigação de diagnóstico e acompanhamento”, complementa.

A iniciativa de celebrar o ‘Maio Verde’ faz parte de uma agenda social, voltada para a população, que é cumprida anualmente pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe. Em março deste ano, a Alepe promoveu, também gratuitamente, um mutirão para triagem e tratamento da catarata. Segundo o superintendente de Saúde, Wildy Ferreira, “a Alepe procura contribuir para que a população tenha acesso a cuidados de saúde de qualidade”.

“Esse mutirão promovido pela Alepe, em parceria com a Fundação Altino Ventura, vem contribuir com o diagnóstico precoce e tratamento eficaz do glaucoma. Além de ser uma forma de reforçar a importância do ‘Maio Verde’ de conscientização da população da saúde ocular e de prevenção da doença”, ressaltou Wildy Ferreira.

Já para o primeiro secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, a realização do mutirão de Glaucoma, dentro da campanha Maio Verde da Alepe, “é uma importante iniciativa de saúde pública e conscientização sobre essa doença silenciosa, que pode levar à cegueira se não for identificada e tratada precocemente”. “Essa é mais uma ação do ‘Programa Alepe Cuida’ em defesa da prevenção, do cuidado e do acesso à saúde. Estamos falando de garantir dignidade, enxergar o futuro com esperança e reafirmar nosso compromisso com a vida das pessoas”, pontuou o deputado.

Serviço:

Maio Verde: Prevenção do Glaucoma

Agendamentos: de 12 a 16 de maio, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16 horas, pelos telefones 3183-2443, 3183-2242 e 3183-2026

Atendimentos: Dias 20, 21 e 22 de maio, das 9h às 16 horas, no pavimento térreo do Edifício Miguel Arraes, sede da Alepe, na Boa Vista

Serão 300 atendimentos, 100 por dia, por ordem de chegada

Carlos Peruca 09 maio 2025 - 14:43m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Xeque Treinamentos Chega à Carpina
Prefeitura de Tracunhaém
Prefeitura de São Lourenço

Prefeitura de São Lourenço
Prefeitura de Tracunhaém
Xeque Treinamentos Chega à Carpina